“Seja a melhor resposta para o que as pessoas procuram na internet”.
Ouvi essa frase da Sandra Bonani, jornalista que estava palestrando em um evento que participei em abril deste ano, o Digitalista 2019.
Um evento que foi totalmente focado para jornalistas que estão inseridos ou se inserindo no ambiente do marketing digital.
E essa frase me marcou. Não só pelo fato dela fazer o total sentido nos dias de hoje, mas também de como precisamos nos reinventar a cada dia para sermos os melhores posicionados no Google, ser referência no blog ou nas redes sociais e, até mesmo, o especialista em marketing de conteúdo.
Marketing de conteúdo, muitos se perguntam como fazer, se há alguma fórmula secreta para atingir o sucesso através dessa estratégia. Segredo não há, mas uma coisa eu te garanto, é preciso produzir conteúdo de qualidade e entender muito bem a sua persona antes de começar.
Ao trabalhar com marketing de conteúdo você deve ter em mente que o seu foco é a persona, entregar algo relevante para ela, àquilo que despertará o interesse e a educará para continuar um relacionamento com você até a efetivação venda.
Um ponto que acho importante citar é: persona é diferente de público alvo. A persona você cria realmente uma pessoa fictícia, imaginando um nome, idade, os gostos, as dores que ela deseja resolver. Já o público-alvo é algo abrangente, como um grupo de pessoas de determinada idade e cidade que gostam de uma coisa.
Por exemplo:
- Persona:
Rafael, 35 anos, solteiro, publicitário em uma agência do interior de São Paulo, mora com os pais, ganha em média R$ 3 mil. Gosta de consumir séries nas horas livres e ler livros. Está em busca de um emprego melhor para ter sua independência financeira e sair da casa dos pais. Seu sonho é morar em outro país, porém, pretende começar a trabalhar na capital em breve e expandir seus conhecimentos, tendo um salário bacana para poder um dia viajar e morar no exterior.
- Público-alvo:
Mulheres, de 30 a 40 anos, com ensino superior completo, com renda mensal em R$ 3 a R$ 6 mil, moradoras do interior de São Paulo e que gastam boa parte das horas livres nas redes sociais.
São dois exemplos simples para entendermos na prática a diferença entre público-alvo e persona, e a partir de então, ter uma ideia de como direcionar um conteúdo no marketing digital.
Entendo que um bom conteúdo faz total diferença nos dias atuais, por isso, separei as 5 vantagens do marketing de conteúdo.
Se você está gostando desse conteúdo não se esqueça de compartilhar com seu time de marketing e vendas.
Por que fazer marketing de conteúdo valoriza a sua audiência?
Em outro artigo do nosso Blog te mostramos como fazer marketing de conteúdo nas empresas, se ainda não conferiu esse conteúdo, aproveite.
O marketing de conteúdo além de criar conteúdo relevante para o seu cliente ou para você mesmo ter mais visibilidade na internet, tem mais 5 vantagens. São elas:
- Obter mais tráfego
- Relacionamento contínuo
- Mais Engajamento
- Fidelização do cliente
- Mais oportunidades de negócios
1) Como obter mais tráfego?
Através de bons conteúdos no seu site, blog, redes sociais, canal no Youtube e demais mídias que você se faz presente, sua marca irá ganhar relevância diante dos seus concorrentes. Você se tornará autoridade no assunto e referência nos resultados de buscas na internet. Por isso, manter seus canais de comunicação sempre atualizados faz toda a diferença, consequentemente, quanto mais conteúdo relevante que você tiver, mais tráfego terá.
2) Tenha um Relacionamento contínuo
Não adianta você ter um blog ou redes sociais se você não interage com seu público. É fundamental que você estimule comentários e que responda esses comentários.
Sua persona também quer saber quem está do outro lado da máquina e que não é apenas um robô que está enviando e-mails, fazendo posts e conversando com ele em um chat.
Através de um bom relacionamento você conquistará a confiança e terá mais credibilidade com o seu público.
3) Como medir o engajamento
Ao gerar mais confiança ao seu público, consequentemente mais engajamento você terá. A vantagem 2 está diretamente ligada a vantagem 3. Por isso, ao se relacionar com um cliente é preciso cuidado ao atrair, pois ele só irá manter na sua base se for “bem tratado”.
O engajamento hoje é a métrica mais importante, pois ela traz informações de interesse e envolvimento dos seguidores com os conteúdos oferecidos por sua marca.
Através do engajamento é possível saber:
- As curtidas nos posts do feed
- Comentários deixados nas fotos
- Quem salvou seus posts
- Quantas pessoas enviaram seus posts por direct
- A taxa de abertura de e-mails e de cliques em CTA (call to action)
- As Resposta de e-mails
- Tempo gasto com a timeline parada nos posts
- Envio de mensagens diretas
- Respostas e interações aos Stories (Instagram, por exemplo)
- Envio Stories
Com esses tipos de engajamento conseguimos medir o nível de interesse da persona em seu conteúdo, se ela se tornará um “lead mais quente” e um futuro cliente.
4) Como fidelizar o cliente
Uma pessoa satisfeita, engajada e confiante se torna um cliente fiel e um propagador da sua marca. O que o tornará um evangelizador e defensor da sua empresa.
Ela sempre se lembrará do seu nome e quando precisar irá voltar, pois quando se oferece bons produtos tudo fica mais fácil.
5) Mais oportunidades de negócios
Com mais tráfego, mais confiança, engajamento e fidelização de clientes, os resultados positivos e as oportunidades de negócios consequentemente irão aparecer.
Para saber se realmente os resultados estão bons é preciso mensurar todos os dados dos conteúdos produzidos ao longo do mês. É preciso identificar qual post foi mais relevante, qual anúncio deu mais certo, qual e-mail obteve mais cliques e aberturas, qual assunto a sua persona tem se identificado…
São algumas questões que devem ser levadas em consideração para mensuração dos resultados. Com toda essa análise é possível adaptar e melhorar as próximas estratégias.
Como fazer marketing de conteúdo e gerar oportunidades para o funil de vendas?
Se pararmos para pensar em todas essas vantagens podemos fazer uma ligação ao funil de vendas:
- Visitantes
- Leads
- Qualificação do lead
- Oportunidades
- Clientes
Vamos entender na prática…
Lembram do Rafael? A persona que criamos lá em cima…
Recordando a sua principal dor é buscar um bom emprego e ter independência financeira.
Estágio de Visitante: Topo de Funil
Rafael quer mudar de emprego, por isso, começa a buscar na internet novas oportunidades. Faz pesquisas no Google, no LinkedIn e em Blogs do segmento.
Sabe que precisa se qualificar e por isso, se interessa por alguns conteúdos em um blog sobre oportunidade de emprego e capacitação. Lá se cadastra para receber as newsletters de atualização de conteúdo do portal.
Estágio de Lead e Qualificação: Meio de Funil
Ao se cadastrar para receber as news, Rafael se tornou um lead, porque mostrou interesse no assunto que estava procurando no blog.
Então, começa a se engajar conteúdos do blog, se inscreve para participar de webinars, grupos de WhatsApp, baixa e-book e interage com conteúdos mais ricos sobre oportunidades de empregos e qualificações no exterior.
O lead está sendo nutrido de acordo com seus interesses e entra para automação segmentada apenas com assuntos que está interessado.
Rafael sem perceber já está qualificado, começa a receber oportunidades e entrou para a fase de escolha das suas opções.
Oportunidade: Fundo de Funil
Rafael inicia o processo de escolha das suas melhores alternativas. Durante esse processo foi selecionado para participar de uma lista exclusiva para concorrer uma vaga de emprego na Irlanda.
Empolgado e muito feliz, suas expectativas aumentaram, pois aquilo que estava buscando pode se tornar realidade.
Logo, recrutadores entraram em contato com Rafael, entenderam sua necessidade e mostraram as vantagens dessa chance de morar no exterior e se qualificar.
Rafael fez a sua escolha e está disposto a concorrer a essa vaga. O que é uma grande chance para ele e também para os recrutadores de preencher essa vaga.
Através do marketing de conteúdo foi possível conectar e impactar os dois lado, atingindo a expectativa de quem estava buscando a oportunidade com quem estava oferecendo.
Marketing de Conteúdo e as etapas do Funil
Vamos para para pensar, o marketing de conteúdo esteve presente em todas as etapas desse funil, na atração da persona, no relacionamento, engajamento, na fidelização até chegar na efetivação e no resultado positivo.
Viu como tudo se liga no marketing digital e todas as estratégias dependem de uma da outra e que tudo seja bem feito?
As vantagens de marketing de conteúdo só serão realmente vantagens se todas as etapas forem bem feitas e pensadas para persona correta. Conheça seu público, mapeie qual o melhor conteúdo para ser produzido, direcione na plataforma correta e mantenha o relacionamento. Assim, o resultado será positivo e todo trabalho de marketing valerá muito a pena!
Nunca se esqueçam: “Seja a melhor resposta para o que as pessoas procuram na internet”.
Desejo muito sucesso a você e tiver alguma dúvida sobre marketing de conteúdo deixo aqui meu LinkedIn para conversarmos.
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Leia todos os nossos blog posts sobre Atrair Mais Visitas.
2 Comentários
Aline Vieira
07 agosto 2019 at 5:37pmMuito bem explicado.
Mariana Vasconcelos
07 agosto 2019 at 5:37pmQue bom que gostou, Aline! 🙂