Produção de conteúdo para empresas: o que é?
Você já deve ter ouvido sobre produção de conteúdo para empresas, mas se você ainda não sabe o que significa, tudo bem, a gente te ajuda!
Produção de conteúdo ou marketing de conteúdo significa, resumidamente, criar conteúdo relevante para o seu cliente a fim de informar, educar ou até mesmo criar um relacionamento com o objetivo de aumentar as vendas.
Produção de conteúdo para empresas vale a pena?
Se essa é sua dúvida, a gente te responde!
Em um mundo digital e globalizado que tudo é facilmente encontrado na internet, se a sua empresa não está no meio digital ou não cria relacionamento com seu público-alvo, então você provavelmente está perdendo cliente.
O marketing de conteúdo não só vale a pena, mas também é fundamental para que a sua empresa tenha visibilidade, relacionamento com o público, além de aumentar as chances de venda.
O conteúdo na prática
Não ficou claro de como isso pode ser possível para sua empresa? Então vamos ser práticos.
Imagine que você tenha uma empresa que fabrica parafusos. Você pode começar seu marketing de conteúdo com um blog e em determinado momento produzir um blog post, por exemplo, sobre dicas para pendurar uma rede de descanso.
Assim, você não vende seu produto diretamente, mas cria um relacionamento com seu cliente e quando ele precisar, certamente lembrará de você.
Exemplo concreto de produção de conteúdo para empresas
Quer um exemplo real? Você, provavelmente, já ouvir falar sobre os pneus Michelin não é mesmo?
Pois então, naquela época o carro não era tão comum na França. E em 1900, a fabricante de pneus francesa elaborou um guia de hotelaria e gastronomia para incentivar as pessoas a viajarem e assim, trocarem seus pneus.
Viu como é possível fazer com que seu público-alvo lembre da sua marca, além de garantir novas oportunidades de vendas a partir de um bom trabalho de marketing de conteúdo?
Mas voltando ao que importa, o conteúdo pode ser disponibilizado em vários formatos e para você entender melhor, fizemos uma lista com os mais conhecidos. Confira:
1) Redes Sociais para empresas
Seja para fins pessoais ou profissionais, esse é o formato mais conhecido no meio digital. Dentre as redes sociais mais conhecidas estão o Facebook, Whatsapp, Youtube e Instagram.
Mas antes de tudo, é importante entender qual tipo de mídia é a ideal para a sua empresa.
Cada rede social tem uma finalidade e, consequentemente, requer um determinado conteúdo e uma linguagem específica.
Para uma organização eficaz, é necessário criar estratégias para a rede escolhida e definir um planejamento de acordo com as postagens e os dias da semana.
2) Produção de conteúdo em Blog
O blog é um formato que requer atualizações frequentes e pode ser usado para comunicação institucional ou para atrair um cliente em potencial que está buscando por algum assunto que se relaciona direta ou indiretamente com a sua empresa.
No segundo caso, o blog serve para criar autoridade sobre determinado assunto, além de ser um meio para educar seu público a fim de despertá-lo para comprar seu produto.
Diversos temas podem ser abordados em um blog. Assuntos como cinema, gastronomia, esporte e universo profissional são exemplos que provavelmente você já encontrou na internet.
Mas antes de sair por aí criando vários posts no seu blog, é preciso levar em conta seu cliente ideal e definir qual tipo de conteúdo irá atraí-lo.
3) Criação de E-book
O e-book é um livro eletrônico que pode ser disponibilizado na internet para ser baixado por pessoas que se interessam pelo assunto a ser abordado.
Esse tipo de conteúdo possibilita gerar formulários para que as pessoas deixem alguns dados, como nome completo, e-mail, empresa que trabalha e cargo. Em troca, a mesma recebe o conteúdo que você disponibiliza.
Essa ação de troca de informações pessoais por conteúdos de qualidade é chamada dentro do marketing de conversão.
Esses dados podem ser usados posteriormente para e-mail marketing ou algum outro tipo de interação com o cliente.
Além disso, a vantagem do e-book é poder falar sobre temas extensos já que ele não possui quantidade máxima de páginas.
4) Disparo de E-mail Marketing
Provavelmente você já recebeu algum e-mail marketing. Essa é uma forma de criar relacionamento com seu público através de conteúdos disponibilizados por e-mail.
Os conteúdos desse formato variam e vão desde promoções até confirmações de compras online.
Duas características do e-mail marketing são a facilidade de gerenciamento dos contatos além do acesso flexível, isso é, disponível tanto no celular quanto no computador e na hora que o cliente desejar.
5) O que são Podcasts?
O podcast se diferencia dos formatos que abordamos acima porque o conteúdo é de áudio e pode ser ouvido no momento em que o ouvinte quiser.
O podcast atende, em especial, pessoas que se dividem em multitarefas porque pode ser consumido durante suas atividades, no caminho de casa ou durante o trabalho.
São inúmeros os temas que podem ser abordados e o interessante é que esse formato não consome tantos dados móveis da operadora de telefonia.
6) Como fazer Webinars?
O webinar é uma apresentação online que geralmente é transmitida ao vivo e que não demanda muitos recursos financeiros dependendo da plataforma utilizada.
Além disso, vale ressaltar a importância do webinar para geração de contatos, já que para chegar na página a pessoa precisa fornecer alguns dados, como nome, e-mail, entre outros.
Um webinar pode contar com palestrantes que são especialistas no assunto que vai ser tratado. Além de ser um meio em potencial para criar relacionamento com seu público.
Esse formato possibilita a exibição de slides, enviar convites aos participantes por meio de links e avisar que o webinar está prestes a começar.
Como aplicar o marketing de conteúdo na minha empresa?
Produzir conteúdo não é tarefa fácil.
Uma opção é internalizar esse trabalho, ou seja, criar um departamento de marketing e selecionar profissionais aptos para a função.
Uma segunda alternativa é terceirizar essa tarefa para empresas especializadas. A TWO Digital é expert em marketing de conteúdo.
Bom, interno ou terceirizado, o que importa é começar a produção de conteúdo e não ficar para trás de seus concorrentes. Está preparado para colocar a mão na massa?
Ficou interessado em saber mais sobre produção de conteúdo para empresas? Então acesse a nossa newsletter e fique por dentro dos nossos posts.
Leia todos os nossos blog posts sobre Atrair Mais Visitas.
Até breve!