Quando você está buscando alguma coisa e não sabe onde encontrar o que você faz?
Quer aprender a fazer algo, onde você pesquisa primeiro?
Aposto que para essas duas perguntas as respostas foram as mesmas: Google.
Você ainda não sabe o porquê da importância do marketing digital nas empresas? Ou não descobriu os benefícios reais de estar presente na internet?
Fique tranquilo, você não está sozinho nessa…
E nosso objetivo aqui nesse post é te mostrar de forma simples e objetiva a real importância do marketing digital nas empresas. Através de 5 passos te mostraremos a importância de ser encontrado no Google ou nas redes sociais.
Preparado para vir conosco? Então, vamos lá.
O que é marketing digital?
Vamos começar falando sobre o que é marketing digital.
O marketing digital engloba um conjunto de estratégias para o ambiente digital. Ou seja, fazer com que sua empresa e seus negócios ganhem visibilidade na internet.
Para fazer um bom marketing digital é preciso pesquisar, planejar e criar táticas a fim de promover produtos ou marcas nas mídias digitais.
Segundo estudos, hoje 93% das decisões de compras são influenciadas pelas mídias sociais e 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais.
Por esses e outros motivos é importante fazer o marketing digital de maneira correta, investindo em ferramentas eficazes, métodos eficientes e com profissionais qualificados.
Hoje as 3 principais estratégias consideradas no marketing digital são:
- Marketing de Conteúdo
- SEO
- Inbound Marketing
Através delas é possível criar conteúdos relevantes e com qualidade, aumentar a visibilidade das páginas de sites, nos blogs e nas redes sociais, otimizar websites e conteúdos, e assim, aumentar as vendas do negócio.
Bom, agora que já entendemos o básico sobre o que é marketing digital, vamos descobrir os principais benefícios do marketing digital.
Quais os benefícios do marketing digital?
Vamos apresentar agora os 5 benefícios de investir em marketing digital e estar bem posicionado na internet.
1. Comunicação Assertiva
Com o marketing digital é muito mais fácil você falar com seu consumidor final. E também, ele conseguir se comunicar com você, criando assim uma aproximação e um laço de confiança entre cliente e empresa.
A agilidade e a facilidade da internet exige que as empresas que estão inseridas no ambiente online sejam eficientes na comunicação. Mas todo cuidado é pouco, pois ao mesmo tempo que a internet pode ajudar no posicionamento positivo de uma marca no ambiente digital, com a mesma facilidade, qualquer deslize pode destruir a imagem e assim perder vendas e fiéis consumidores.
Então, é preciso saber como relacionar pela internet. Quem sabe se relacionar, gerar confiança e engajar seu público, consequentemente ganha mais autoridade, confiança e vende mais.
2. Ter um público segmentado
Através de uma segmentação bem estruturada é possível coletar informações precisas sobre as pessoas, e para isso acontecer, é necessário usar ferramentas adequadas. Com essas ferramentas e automações conseguimos identificar as principais necessidades, os desejos, vontades e mapear um perfil de cada possível cliente.
Desenhado esse perfil é hora de trabalhar na prática. É o momento de criar conteúdo que desperta interesse e que foque na solução do problema dos seus consumidores, investir em plataformas e ferramentas de marketing para fazer as ações direcionadas para cada público e depois só medir os resultados e se tudo deu certo, comemorar as vendas!
Com o seu cliente ideal mapeado, estratégias pensadas e planejadas, a economia de tempo será certa e o sucesso de vendas será garantido.
3. Atropele sua concorrência
O ambiente digital gera muito mais competição, pois todo mundo quer ser encontrado primeiro, quer estar na primeira página do Google ou chamar mais atenção do consumidor. Com inúmeras opções presentes na internet, fica mais fácil comparar preços, mudar de loja e achar algo com o custo X benefício que favoreça mais ele.
Por isso, faça a diferença!
4. Baixo investimento no marketing digital
O marketing digital possibilita um investimento muito menor do que as mídias tradicionais. Além de o retorno ser mais rápido e da infinidade de recursos que ele pode oferecer para o investidor, como por exemplo, ferramentas de automação de e-mail marketing, investimentos em mídia paga, Google Ads e Facebook Ads, segmentações eficientes, entre outras opções.
Por tudo isso, a relação custo-benefício do marketing digital em relação ao marketing tradicional é muito mais atraente. Mas é claro, que o marketing tradicional não é um concorrente, e sim, um aliado que pode estar incluso nas estratégias de marketing da empresa.
5. Análise de Resultados
Um passo fundamental no marketing digital é a análise de resultados. É preciso medir, avaliar e mensurar o desempenho de qualquer ação de marketing realizado no meio digital.
É preciso identificar qual campanha está dando certo, quanto tempo o cliente ficou no seu site, qual foi o alcance do seu post ou anúncio, qual o retorno sobre o investimento você recebeu, qual o perfil do consumidor que está entrando no seu blog, site ou redes sociais, entre outros números importantes que é possível medir e acompanhar ao longo das estratégias e campanhas.
Depois de uma análise é a hora de pensar e planejar os próximos passos. O que devo continuar fazendo que está dando certo? Precisa alterar algo? O que ou em que investir mais? Qual o orçamento disponível para o próximo mês? Esses são alguns passos que são fundamentais para ter um bom posicionamento digital.
Por que o marketing digital deve ser a prioridade para as empresas?
Agora que você já sabe quais sãos os benefícios de investir em marketing digital, veja alguns exemplos de posicionamento de marketing que a TWO Digital conseguiu gerar ótimos resultados:
Escola de Teatro Bolshoi no Brasil
Com a ajuda da TWO Digital, a escola de Teatro Bolshoi conseguiu ter um posicionamento digital, aumentar o número de cadastros de alunos, fortalecer as redes sociais, aumentar a rede de parceiros, além de dar mais visibilidade para a loja.
Alguns números dessa parceria:
64% dos acessos de buscas através de resultado orgânico
83 mil curtidas no Facebook
40% de aumento de conversão na loja virtual
Veja o case da Escola de Teatro Bolshoi.
Lecom Tecnologia
Como o marketing digital ajuda as empresas de tecnologia? Nosso cliente desde 1995, a Lecom é uma empresa inovadora e com foco na transformação digital. Em parceria com a TWO, desenvolvemos toda comunicação para o marketing de processos, medição e monitoramento de resultados, automação de e-mail marketing e redes sociais e construção de autoridade no ambiente digital.
Nossos principais números:
+ de 95 oportunidades geradas para o comercial da empresa
+ de 21 vendas no período de 1 ano
+ 150 mil reais economizados em ADS.
Posicionamento de marketing digital
Precisa de ajuda para construir um bom posicionamento digital para sua empresa? Estamos prontos para te ajudar!
Com o marketing digital você consegue aumentar a visibilidade da sua empresa, ganhar destaque no mercado e se preparar para o futuro com a transformação digital.
Let’s Grow TWOgether?
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2 Comentários
jr
16 abril 2019 at 2:16pmmuito bom!
Dhanilo Bacellar
16 abril 2019 at 2:16pmObrigado. Foi de grande ajuda para mim 🙂