Conheça as principais expressões de marketing digital mais usadas.
Growth Hacking, Stakeholders, Chatbot, CTA, CRM… O que significam essas palavras e siglas? O marketing digital possui termos próprios e é normal olhar para todas as palavras que falamos acima e ficar sem entender. Por isso nós criamos este glossário de marketing. A partir dele você vai entender todos os termos técnicos usados no marketing digital.
Se você está preparado para fazer uma imersão no vocabulário de marketing digital, então continue com a gente e aproveite o que preparamos seguindo os pilares do marketing digital:
- Como montar um Planejamento
- Como obter mais Tráfego
- O que é Conversão?
- Por que ter um bom Relacionamento
- Como analisar as Métricas
- Teste e otimização
Dicionário de Marketing Digital
1) Como montar um Planejamento
- Brainstorming
O brainstorm ou “tempestade de ideias” consiste em levantar ideias e soluções sem filtro, ou seja, toda e qualquer ideia que vier à cabeça. Geralmente, esses brainstormings são feitos em reuniões de planejamento ou no processo de criação de uma campanha.
Um ambiente livre de críticas favorece essa tempestade de ideias e vale lembrar que quanto maior o volume de ideias, melhor é para equipe e depois é só selecionar ou combinar as melhores ideias que surgirem.
- Persona
Persona nada mais é que o perfil do cliente ideal da sua empresa. Uma persona é criada para ajudar a entender o comportamento e os hábitos dos seus clientes para realizar ações mais assertivas.
Persona é diferente de público-alvo. O primeiro é mais específico e trata de hábitos e características de uma pessoa, enquanto o segundo é mais abrangente e não fornece tantas informações quanto o primeiro.
- Posicionamento Digital
Esse termo se refere à presença da sua empresa no ambiente digital. Esse trabalho de posicionamento deve ser feito através da identidade visual da sua empresa, do marketing de conteúdo, das redes sociais, de um SEO (vamos sobre ele falar abaixo), do Google Ads, newsletter, entre outros.
- Stakeholders
Os stakeholders vão além do público-alvo, ele define um grupo de pessoas que exercem influência sobre o andamento de uma empresa. Exemplos de stakeholders são: consumidores, sindicatos, concorrências, etc.
2) Como obter mais Tráfego
- Lead
Lead é alguma empresa ou alguém com potencial para se tornar um futuro cliente. Normalmente, o lead demonstra interesse através de um formulário para receber algum material que você produziu, ou ainda alguma assinatura de newsletter.
No momento em que o lead demonstra interesse, ele passa a fazer parte do funil de vendas. Nesse processo, sua equipe comercial entrará em ação para caminhar rumo a um fechamento do negócio.
- Omnichannel
O prefixo “omni” significa todo, e “channel” canal. Então, omnichannel é a conexão entre todos os canais da empresa e segue uma tendência do consumidor que está conectado a diferentes canais o tempo todo.
Exemplo dessa estratégia é a tendência do Guide Shop. Esses locais servem para o cliente visitar o espaço, experimentar o produto e depois realizar a compra e receber em casa.
- Mídia Paga
A mídia paga também faz parte de uma estratégia de marketing e é a prática de impulsionar anúncio por um período de tempo com o objetivo de aumentar o alcance e com isso, fazer com que mais pessoas tenham contato com sua empresa.
Alguns exemplos de mídias pagas mais utilizadas hoje são:
- SEO
SEO (Search Engine Optimization) são estratégias com o intuito de melhorar o posicionamento de uma marca nas buscas orgânicas, aumentando a visibilidade da empresa e as conversões.
- Links patrocinados
Os links patrocinados são anúncios que aparecem nos resultados de buscas. Nesse formato é mais comum o uso de texto, a fim gerar tráfego para o site do anunciante.
3) O que é Conversão?
- CTA
Um CTA ou Call To Action, é uma chamada para o usuário tomar uma atitude. Seja para clicar em um link, fazer o download de um material, fazer uma inscrição ou até mesmo comprar o produto.
- Inbound Marketing
Inbound marketing é uma estratégia que faz com que o cliente vá até sua empresa porque se sentiu atraído pela seu conteúdo. O material que você disponibiliza serve tanto para educar seu cliente quanto para se tornar autoridade no assunto.
- Landing Page
Uma landing page é uma página para a conversão de um visitante em lead. Pela alta taxa de conversão, essas páginas são muito usadas em campanhas de marketing digital.
O que diferencia as landing pages de sites comuns é a quantidade de elementos. Páginas destinadas exclusivamente à conversão tem menos elementos e links, diminuindo as chances de distração.
- Formulário de Conversão
Um formulário de conversão é uma página com campos de informações como nome, empresa e e-mail. Quando o visitante preenche o formulário ele recebe um material rico que você disponibiliza. Essa troca resulta em informações do visitante para a sua empresa, e conteúdo de qualidade para ele.
4) Por que ter um bom Relacionamento?
- Atendimento SAC 4.0
No atendimento 4.0 o foco está no usuário ou cliente, e não no produto ou serviço que sua empresa oferece. A partir disso, se constrói uma rede de atendimento capaz de interagir e se relacionar com o consumidor final.
Criar um atendimento SAC 4.0 vai além de melhorar a equipe de atendentes, é preciso implementar um projeto que engloba diversas áreas. Uma delas se refere à análise de dados para entender a fundo o comportamento do seu público.
Outra área importante é a inteligência artificial. Esse tipo de automação permite otimizar tempo e processos, além de facilitar o trabalho de seus colaboradores. Outro passo é treinar os funcionários, fazendo com que todos estejam alinhados com os objetivos da sua empresa.
- Automação de E-mail
Esse termo significa resumidamente no ato de encaminhar e-mails automáticos. Vamos ser mais claros. Quando você disponibiliza algum formulário e seu público preenche, ele se torna um lead. A partir disso, ele receberá e-mails automáticos configurados pela sua equipe de marketing.
- Chatbot
Provavelmente você já conversou com algum chatbot, ou simplesmente, um robô inteligente. Um chatbot é um programa que simula uma conversa humana. Ele pode ser usado de diversas maneiras, desde vendas até dúvidas frequentes.
Além disso, o chatbot pode ser usado em redes sociais como o Facebook ou sites de e-commerce, por exemplo. Com essa tarefa automatizada, você tem mais tempo para cuidar de outras demandas mais complexas.
- CRM
CRM é a abreviação para Customer Relationship Management. Traduzindo para o português, essa sigla significa gestão de relacionamento com o cliente e é feito a partir de software que oferece soluções para melhorar o relacionamento com o cliente.
Um CRM é feito através de tecnologia, marketing, atendimento e suporte técnico. O trabalho de um software como esse vai desde a catalogação de informações até o suporte no pós-venda.
- Endomarketing
Endomarketing são ações voltadas para a própria empresa com o objetivo de melhorar o ambiente, a relação e o engajamento entre os funcionários.
Essa estratégia de marketing também ajuda a melhorar a imagem externa da empresa, fazendo com que outras pessoas queiram trabalhar nela. Além de que, o endomarketing faz com que a rotatividade de funcionários diminua.
- Nutrição de Lead
Você já sabe o que é um lead, mas agora vamos falar sobre a nutrição dele. Esse termo significa enviar conteúdos automáticos de acordo com o estágio do funil em que ele está para incentivar que ele avance para a próxima etapa.
5) Como analisar as Métricas?
- Métricas
Métrica é uma forma de analisar os resultados em uma campanha de marketing. Você pode estar pensando que isso é o mesmo que um KPI mas não é, e a gente te explica o porquê.
Se uma métrica se tornar fundamental na sua estratégia de marketing, ela então passa a ser um KPI. Mas caso contrário, ela continua sendo apenas uma métrica. Ter essa análise bem definida ajuda sua empresa a entender o seu cliente, aperfeiçoar a comunicação, otimizar o planejamento, entre outros.
- KPI’s (Key Performance Indicator)
A sigla que em inglês significa Key Performance Indicator, ou em português, Indicador-Chave de Performance, é uma maneira de medir se as ações propostas estão alcançando os objetivos iniciais. Para escolher um KPI é importante saber entender o que é relevante na tomada de decisão da sua empresa com relação as métricas de marketing digital.
- Web Analytics
Web Analytics é uma análise de dados sobre a experiência do usuário no universo digital, tanto no site quanto em plataformas para otimizar seu negócio com base em resultados passados.
- CAC (Custo de Aquisição de Cliente)
CAC é a abreviação para Custo de Aquisição por Cliente e é quanto uma empresa gasta a cada novo cliente. Normalmente áreas como Marketing e Vendas estão mais ligadas com essa métrica, e ela pode ser calculada a partir do salário da equipe, comissões, publicidade, eventos, entre outros.
Para o cálculo, você precisa saber todas as despesas da equipe de marketing e as da equipe de vendas, e a quantidade de novos clientes em um determinado período de tempo.
Com esses números em mãos, você pode saber o valor do CAC pela soma de todas as despesas entre o marketing e a equipe de vendas, e o resultado é dividido pela quantidade de clientes obtidos.
Se essa métrica for analisada corretamente, ela pode ajudar seu negócio a se tornar saudável e rentável porque permite analisar o lucro ou prejuízo a cada novo cliente.
- ROI (Return Over Investment)
ROI ou Retorno sobre Investimento é toda a métrica que identifica se a empresa está ganhando ou perdendo dinheiro nas ações realizadas. Através do ROI você consegue analisar se a estratégia escolhida está sendo positiva ou negativa e a utilidade dela a longo prazo.
A conta para calcular o ROI é simples. Consiste na subtração entre receita e custo e o resultado é dividido pelo custo. Para saber o valor em porcentagem, multiplica-se por 100 e o total é o valor final do ROI.
- Ticket Médio
Essa é uma métrica que analisa o quanto seu cliente está gastando na sua empresa. Para esse cálculo, você deve saber a quantidade de clientes que sua empresa atende e o valor médio de compras que eles fizeram em um período pré-estabelecido.
- CTR
CTR ou Taxa de Clique se refere a porcentagem de pessoas que clicam em um anúncio. Com essa métrica você pode medir a aderência do seu anúncio. Assim, quanto maior for essa taxa maior é o nível de interesse por parte do seu público-alvo.
Para saber o CTR das campanhas da sua empresa basta dividir a quantidade de cliques pelo número de visualizações e por fim, multiplicar por 100 para obter o valor em porcentagem.
- CPC
CPC é a sigla para Custo Por Clique e representa o valor que sua empresa investiu para que o usuário chegasse na sua página. Um exemplo é o Google Adwords que utiliza esse método de compra de palavra-chave e a partir desse formato você consegue acompanhar os resultados do seu anúncio.
Empresas que querem aumentar o tráfego no blog ou no site, ou melhorar o índice de conversões, por exemplo, podem recorrer ao CPC. Para saber qual é o custo por clique da sua empresa basta dividir o custo total pelo número de cliques que sua campanha obteve.
- Taxa de Conversão
Essa é uma métrica útil para medir os retornos que a empresa teve em um período de tempo e significa a quantidade de pessoas que fizeram algo que era o objetivo da empresa, esse objetivo é o que chamamos de conversão.
Essa ação pode ser desde o download de um e-book, uma compra no e-commerce, um cadastro na newsletter, um pedido de orçamento, entre outros. A conversão vai ser decidida de acordo com a meta que a sua empresa quer atingir.
Para fazer o cálculo utilizaremos como exemplo um site cujo foco são compras no e-commerce. Nesse caso, a taxa de conversão é feita a partir da divisão entre a quantidade de visitas no site pelo número de pessoas que efetuaram a compra pela plataforma. O resultado final será o valor da taxa de conversão da sua empresa.
- Visitas no Site
Como o próprio nome já diz, a métrica de visitas no site se refere à quantidade de pessoas que foram até o seu site. Vale lembrar que para ter resultados satisfatórios e atrair o público, seu site deve estar bem ranqueado nas páginas de buscas.
- Tempo Gasto no Site
Assim como a métrica anterior, essa também fala por si só. Quanto maior o tempo que o usuário passar no seu site, melhor para a sua empresa. Mas não se esqueça: pra isso ele deve estar otimizado e ter conteúdo de qualidade.
- Taxa de Abertura de E-mail
Ao mandar um e-mail marketing a expectativa é que o lead abra e leia. Para medir essa expectativa é que serve a taxa de abertura de e-mail. Através desse número você consegue saber quantas pessoas se interessaram pelo e-mail que você enviou.
Alguns fatores podem ajudar essa métrica, como definir horários estratégicos e e-mails segmentados. Títulos com senso de urgência, criativos ou que gerem algum tipo de identificação no leitor também são indispensáveis para aumentar a taxa de abertura dos seus e-mails.
- Taxa de Cliques no E-mail
A taxa de cliques representa quantas pessoas clicaram nos links que você deixou dentro do seu e-mail marketing. Para avaliar a taxa de cliques é importante verificar se os links estão funcionando e se estão visíveis para o leitor, isso é, se estão destacados do restante do texto.
Essa métrica deve ser sempre analisada em paralelo com a taxa de abertura porque assim, fica mais fácil de identificar a origem do problema. E é claro que se a taxa de abertura estiver baixa, consequentemente a taxa de clique também seguirá o mesmo ritmo.
Antes de continuarmos… Quer saber como está o posicionamento digital da sua empresa? Faça o diagnóstico gratuito agora mesmo:
6) Teste e otimização
- Growth Hacking
Essa expressão foi dada por Sean Ellis e segundo ele, a melhor definição é marketing orientado a experimentos. Isso significa que que o growth hacking encontra as melhores oportunidades para criar estratégias buscando resultados satisfatórios para as empresas.
- Teste A/B
Os testes A/B são uma forma de ter um retorno da aceitação do mercado. Nessa estratégia são usados duas variáveis e no final é feito uma análise para ver qual retorno foi mais positivo.
Gostou do nosso Glossário de marketing digital? Então deixe nos comentário sua opinião. Essas são algumas palavras que são utilizadas em nosso meio, mas que são essenciais para qualquer um saber e estar por dentro do mundo digital.
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1 comentário
Hosana
04 junho 2019 at 3:12pmPARABÉNS!ÓTIMO CONTEÚDO