O marketing do futuro é digital
A tecnologia tem tornado o trabalho das equipes de marketing cada vez mais eficiente, mas muito mais do que somente produtividade a tecnologia nos permite trabalhar com inteligência de dados, automação, machine learning até realidade virtual. Consegue imaginar quanto evoluímos desde o tempo dos computadores de tubo até aqui?
Quanto profissionais de marketing, temos em mãos ferramentas poderosíssimas que permitem a personalização do contato com o cliente, segmentação de bases para que cada cliente receba a melhor oferta de acordo interesse, classe, região e muito e muito mais. É a perfeita junção de conhecimento com dados, gerando marketing de inteligência. Neste artigo trazemos um pouco mais do que o digital traz para o futuro do marketing.
Neste artigo falaremos de:
- Tecnologia e marketing: A dupla do marketing do futuro;
- Impactos das novas tecnologias nos processos de marketing;
- Humanização no contato com o cliente: Chatbots, Assistentes virtuais e mais;
- O profissional de marketing do futuro.
Tecnologia e marketing: A dupla do marketing do futuro
É expressiva a crescente dependência que marketing passa a ter da área de Tecnologia nas empresas. Uma vez que passamos a entender a importância do uso da tecnologia a favor da geração de dados para criar campanhas de marketing inteligente. Com foco não apenas na venda, mas na nutrição de mais dados por meio da entrega de produtos e serviços que sejam de fato, interessantes para o público alvo da empresa.
Com isso, Marketing passa a trabalhar com métricas e análises que permitem realizar melhorias contínuas em suas ações e mais, essa junção passa a realizar uma integração entre todos os departamentos da empresa de forma a movimentar todas as equipes em prol de um objetivo em comum: Inovação. Exigindo assim uma colaboração profunda de todos os departamentos.
Impactos das novas tecnologias nos processos de marketing
Com o apoio de dados e tecnologia passamos a enxergar marketing como um sistema vivo de estratégias que aprende e se adapta de acordo as mudanças sociológicas, mercadológicas e tecnológicas. E não mais como uma máquina que precisa de controle constante.
Com essa nova posição será necessário um alinhamento muito claro entre as áreas de vendas, TI e marketing que passarão a ser agentes de mudança dentro da empresa com material para suprir e até antecipar as necessidades dos clientes. Ressalto aqui que a tecnologia não tem o objetivo de substituir o intelecto do front-end e sim ser ferramenta para que essas estratégias sejam executadas.
O foco no cliente deve ser ponto focal da estratégia. Alguns exemplos de uso inteligente de dados para aplicação das estratégias de marketing que tem crescido exponencialmente são:
O que é Big Data
Volume de dados estruturados ou não, gerados por meio de interações do cliente com a empresa: cadastros eletrônicos, redes sociais, sites e outras fontes. Quando bem interpretadas esses dados podem servir de embasamento para tomadores de decisões e ações de marketing e mídia. Descubra como o Business Intelligence pode ajudar a sua empresa.
O que é Machine Learning
A ciência de dar aos computadores inteligência para agir sem ser explicitamente programado. Nas últimas décadas, as máquinas de aprendizado tem dirigido carros elétricos, efetuam pesquisas na internet, conversam como humanos e possuem a capacidade de melhorar constantemente seu reconhecimento do genoma humano.
O que é LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)
Em Julho deste ano, o presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a lei que determina a criação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que altera a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A publicação no Diário Oficial da União ocorreu no dia 9 de julho. Isso significa que os clientes passam a ter maior controle sobre as informações que as empresas possuem sobre eles. E para as equipes de marketing maior oportunidade de gerar um relacionamento com o cliente baseado em transparência.
Personalização do contato com clientes
Outra grande oportunidade é a personalização do contato com clientes e parceiros da empresa. Com isso, sua empresa desenvolver comunicações que sejam direcionadas e segmentadas permitindo que cada caso seja tratado individualmente. Mostrando ao cliente a preocupação em atendê-lo de maneira individual e personalizada.
O que é Automação dos processos de marketing
A automação dos processos de marketing tem como objetivo além de tornar a vida dos profissionais de marketing mais eficientes, gerar insights de melhorias na forma como sua empresa se comunica. Com isso, é possível tornar sua equipe mais analítica para a tomada de decisão, mais produtiva com a exclusão da necessidade de processos manuais contínuos gerando mais oportunidades de negócios e melhorias de processos.
Humanização no contato com o cliente: Chatbots, Assistentes virtuais e mais
Já entendemos a necessidade explícita de se ver clientes como parceiros e atribuir à essa parceria produtos e serviços de valor agregado real. Com a tecnologia é possível ir além do produto e serviço para a criação de um relacionamento agregando ainda mais valor ao atendimento.
O profissional de marketing do futuro
Como consequência de tantas mudanças, a exigência de expertise dos profissionais de marketing passa a aumentar também. Isso significa que alguns conhecimentos precisam ser reciclados, outros estar em constante atualização e não somente isso, alguns deverão ser desenvolvidos. Um dos exemplos que podemos citar são:
- Conhecimento analítico para que possa manusear e interpretar dados de forma estratégica;
- Perfil intraempreendedor: Capacidade de inovar e ser capaz de levar tecnologia para seus projetos de forma autônoma mas também, passivo de erros;
- Resiliência: Capacidade de se adequar a diferentes situações e contextos de forma harmoniosa;
- Out of box: Pensar fora da caixa (Literalmente).
Com isso, concluímos que o futuro do marketing é digital e é necessário acompanhar esse movimento mercadológico de forma aberta e se manter atualizado. Uma vez que, você entende essa necessidade por que não começar agora? Conte com a gente para te apoiar no desenvolvimento de uma estratégia matadora de aquisição de cliente, fale conosco.
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Até a próxima!
Colaboração: Raissa Fernanda