Quais as tendências de Design digital para este ano.
Muito se fala o sobre o Material Design, o novo conceito da Google para a web, que foi projetado pensando na habilidade de produzir uma interface inovadora capaz de unificar diferentes plataformas entre desktops e mobile.
Com as mudanças aceleradas do mundo real e virtual, tudo passou a ser mais dinâmico e cada vez mais difícil separar o ambiente físico do virtual. Dessa forma, a interação entre os elementos foi o ponto chave que a Google passou a aprimorar com cores vibrantes, fontes e ícones leves, formas quadradas e orgânicas livres de gradientes e efeitos exagerados.
Simplicidade Google
Tamanha ousadia que a Google replicou em forma de desenho com cortes de papéis em camadas e tintas fez com que os novos ícones do Android (Gmail e o Google Calendar) dessem início às primeiras atualizações desse projeto.
Hoje, o Material Design se tornou muito mais fundamentado em orientação estética e funcional. Os novos estudos da Google aplicam-se na realidade tátil, ou seja, tudo o que é projetado em tela pode ser feito em papel, tornando o processo muito mais prático, dando liberdade à imaginação e sendo capaz de transformar o mundo virtual em físico.
Design de interação
A interatividade dos elementos é um ponto a ser considerado nesse projeto. Como se não bastasse o tal minimalismo, exploraram ainda os efeitos de iluminação e profundidade dos movimentos. Sendo assim, os elementos não se sobrepõem e tudo se encaixa de forma natural, causando uma experiência de usuário ainda maior e organizada.
Para a experiência funcionar, a combinação entre SEO e UX, tem um impacto absurdo neste novo jeito de pesquisar no Google, dentro dos sites e aplicativos. O comportamento do usuário é muito peculiar e é imprescindível estar atento a essas mudanças de interação e pesquisa.
As influências das grandes Empresas
Flat design ou minimalista teve suas influências com a Apple a partir do IOS 7, e com a Microsoft a partir do WIN 8, que ainda exploram a ideia de que não é preciso se esforçar muito para entender um elemento visual.
A simplicidade não é a ausência de conteúdo ou mediocridade, mas a capacidade de entender e projetar de um jeito inteligente para se comunicar.
A Google também deu as caras com o flat design no Google Now, passando a encarar o “menos é mais” de outra maneira. Assim, ela estabeleceu seu novo conceito com o Material Design, desafiando as grandes empresas a se influenciarem com a sua tendência.
Digamos que o Material Design seja a honestidade e a elegância de entender todo o contexto complexo e projetá-lo de forma que a funcionalidade e a usabilidade tenham mais relevância do que um estilo.
Descubra e baixe alguns exemplos do Material Design para testar.
2 Comentários
Fernando
31 janeiro 2019 at 10:33amTexto muito bom!, super atual!
Adriana Fuji
31 janeiro 2019 at 10:33aminteressante isso