E se você pudesse comparar sites concorrentes e encontrar as melhores oportunidades para o seu negócio?
Com essas principais ferramentas de marketing digital você irá descobrir que é possível fazer um diagnóstico geral do seu site, e acompanhar cada passo do seu público-alvo nas redes sociais, verificar a performance e desempenho dos sites, os diferentes canais de tráfego, as tecnologias utilizadas e ainda quantos visitantes por mês o seu concorrente obteve.
Mas calma! Não adianta ter bala para atirar, se não tiver um alvo pra acertar. Então, se eu fosse você, compartilhava logo este artigo com a sua equipe de marketing e vendas para te ajudar a colocar em prática tudo isso e começar a investir em marketing digital para obter os melhores resultados ainda este mês.
O que você vai descobrir:
- Quais são as principais ferramentas de marketing digital
- Qual é a melhor ferramenta de pesquisa de palavras-chave
- Como usar as ferramentas de marketing digital
- Como usar ferramentas para análise de concorrentes
- Como usar ferramentas de mídia social
- Como usar ferramentas estratégicas de marketing
- Como usar ferramentas para gerenciamento de campanhas
- Como saber quantos acessos tem um site
- Melhores ferramentas de análise de mercado
Eu não preciso de marketing digital na minha empresa.
Muito se fala sobre marketing digital e o assunto não é tão novo assim. Há quem diga que não funcione ou é modinha em plena era da transformação. Aproximar as pessoas das suas necessidades, conectar vontades e desejos, ser bombardeado com notícias que se atualizam em tempo real, isso não pode ser só marketing e nem sempre está ligado a vendas, mas, o que vai fazer a diferença para o seu negócio será impactar a pessoa certa, na hora certa e com a mensagem certa. Este é o principal objetivo!
De fato, nosso comportamento de absorver e compartilhar essa tal comunicação mudou, as conexões se ampliaram. Todo tempo, estamos oferecendo informações para “esta rede de dados” que está cada vez mais precisa e inteligente, mapeando o que pensamos ou que ainda vamos precisar um dia. É a lei da demanda e da oferta, mas agora “digitalmente” 24h por dia no seu relógio, na sua Netflix, no seu tablet, no seu carro, naquela pesquisa que você fez agora no Google, naquela foto de um amigo que você curtiu no Instagram, ou seja, eu sei o que você está fazendo e tenho total controle sobre os seus interesses e suas intenções de compra.
Por que a sua empresa NÃO ESTÁ PREPARADA para o mundo digital?
Grandes empresas e indústrias ainda estão se moldando a isso, é natural essa disrupção. Hoje, o gerente que só olha para operacional, melhorando serviços, plataformas, produtos e não entende o perfil e comportamento dos seus clientes ou não tem uma equipe de marketing orientada a dados para oferecer essas informações, estão sendo ultrapassados por pequenas ou médias empresas e até startups que já se moldaram a esse ecossistema.
Você pode até resistir ao mundo digital, com uma marca sólida, um bom posicionamento de mercado. Mas lembre-se, tudo é flexível e está mudando rápido sem dar tempo para se adaptar e, com certeza, terá alguém melhor do que você nisso. Lembra quando surgiu a internet? Disseram que iria substituir a televisão. E hoje com um clique, você tem acesso a televisão, rádio, streaming e interagir com essas coisas na palma da sua mão aonde estiver.
Não há separação entre o ambiente físico e o online, tudo está conectado e são dinâmicos. É bem provável que o seu site precisa se adaptar a isso, sua base de clientes precisa se atualizar, seu posicionamento precisa melhorar, as pessoas que trabalham com você precisa se conectar e o seu cliente novamente você terá que conquistar.
Quais são as ferramentas de marketing digital essenciais?
Separei 18 ferramentas de marketing digital que usamos de acordo com cada objetivo. De fato, nosso time de especialistas não usam todas de uma vez, até porque esses dados variam com o algoritmo e o objetivo que cada time de marketing e vendas quer atingir inserido dentro de um segmento.
Se você não tem familiaridade com dados, comece pelas mais simples, faça testes durante uma semana e já coloque em prática em seus projetos. Depois, vá experimentando outras, até montar o seu kit de ferramentas de gestão. A maioria dessas ferramentas são gratuitas e outras, tem um plano trial para experimentar. Você pode usufruir durante um tempo e quem sabe evoluir para um plano maior. Vamos lá?
1 – Google PageSpeed Insights: Como melhorar o desempenho do site
O PageSpeed Insights é uma ferramenta desenvolvida pelos engenheiros do Google para analisar o desempenho do seu site na internet com vários requisitos e que te dão um score de 0 a 100. Com certeza você vai querer saber como atingir a nota 100, certo? O interessante é que a própria empresa dá sugestões de aperfeiçoar o teu site no ambiente online. É uma ferramenta poderosíssima.
Para usar é simples, basta colocar a url do seu site ou de algum concorrente e terá um diagnóstico completo da saúde do site. É uma das ferramentas mais fiéis com relação a performance, que te orienta e dá sugestões de melhorias seguindo as recomendações estabelecidas pelo Google como: navegação, desempenho, performance, experiência do usuário e usabilidade.
A ferramenta do Google ainda dispõe de uma extensão do Google Chrome chamada Lighthouse para ser instalada no navegador e analisar vários sites.
O que você vai encontrar nesta ferramenta:
- Desempenho de dispositivos móveis e desktop.
- Tempo de resposta do servidor.
- Tamanho recomendado de imagens e arquivos.
- Velocidade de carregamento do site.
- Sugestões de otimização com estatísticas das páginas.
Preço: Ferramenta gratuita.
2 – Test My Site: Como saber a performance do site
Não é mais novidade pra ninguém que o Google está priorizando em suas buscas sites que carregam mais rápidos e quase tudo precisou se adaptar dentro das organizações para o mobile first. Pare e pense, passamos mais tempo usando o smartphone do que computadores, mesmo nos ambientes de trabalho.
Hoje, aproximadamente 73% das visitas dos sites iniciam através de dispositivos móveis, você sabia? Isso é mais um motivo para adaptar a esta experiência ágil através das tecnologias AMP (Accelerated Mobile Pages) ou PWA (Progressive Web Apps).
É importante ficar atento se o conteúdo para os dispositivos móveis estão funcionando corretamente. Se estão sendo renderizados com requisitos mínimos de conexão 4G além do convencional wifi e se a performance está adequada para a navegação do usuário.
Com esta ferramenta de desempenho mobile é possível gerar um relatório rápido, simples e ainda simular o impacto positivo ou negativo que isso pode causar na experiência do seu cliente. Vale a pena testar.
O que você vai encontrar nesta ferramenta:
- Velocidade da página.
- Prévia mobile do seu conteúdo.
- Comparação de concorrentes do segmento.
- Simulador de ganhos por velocidade.
- Relatório de melhorias.
Preço: Ferramenta gratuita.
3 – Mobile Friendly: Para que serve e quando usar
Como saber se a minha página é compatível para os dispositivos móveis? Já parou pra pensar se aquele formulário do seu site, ou aquele botão que os seus clientes utilizam para falar com a sua empresa está sendo visualizado corretamente? É exatamente isso que esta ferramenta faz, ela te avisa se o seu site está amigável aos dispositivos mobile.
Desde 2015 está sendo imprescindível construir um site priorizando a usabilidade móvel e depois desktop. Seu conteúdo precisa ser flexível e 100% adaptável, sabe por que? O mercado oferece várias alternativas de aparelhos e com diversas resoluções infinitas e o seu conteúdo precisa ser visualizado para a maioria delas.
A chance da sua empresa aparecer e ter mais pessoas procurando e consumindo os seus serviços no ambiente digital, se torna muito maior e com certeza impactará mais pessoas.
O que você vai encontrar nesta ferramenta:
- Captura de tela renderizada.
- Visualização do código HTML.
- Suporte do fórum de webmasters.
- Relatório de usabilidade junto ao Google Search Console.
Preço: Ferramenta gratuita.
4 – Google Notícias: Como funciona
Descubra qual é o assunto do momento e o que está sendo mais noticiado na sua cidade, no Brasil e no mundo em grandes portais. Esta ferramenta de notícias é poderosa para construir conteúdos com base no que as pessoas estão consumindo.
Os assuntos estão separados por categorias além de ter as notícias principais e as mais recentes. Você pode filtrar a sua própria fonte de notícias como: frases principais, palavras-chave, sites e o período.
O que você vai encontrar nesta ferramenta:
- Segmentar notícias por interesses.
- Fazer pesquisas avançadas.
- Seguir assuntos preferidos.
- Acompanhar notícias em tempo real usando Apps.
Preço: Ferramenta gratuita.
5 – Google Trends: Quando usar a seu favor
Esta ferramenta é tão genial e robusta, que mostra a frequência dos termos mais buscados pelos usuários. Diferente do Google Notícias, o Google Trends mostra pesquisas e interesses do que as pessoas estão procurando sobre: imagens, notícias, vídeos, produtos, de anos anteriores até hoje. Você pode fazer comparações de pesquisas de termos similares ou diferentes.
A ferramenta mostra tendências de onde a informação está sendo consumida, através de gráficos, mapas, assuntos e consultas relacionadas sobre a sua empresa e do seu concorrente. Para um time de marketing e vendas isso é essencial.
Digamos que a sua empresa está prospectando uma região do Brasil e quer saber como as pessoas interagem com um determinado serviço ou marca na internet. Esta ferramenta de tendências por localização é imprescindível para entender o perfil e tipos de interesses que as pessoas interpretam um assunto naquele momento ou te trazer históricos de dados para trabalhar em um campanha, por exemplo.
O que você vai encontrar nesta ferramenta:
- Acompanhar tendências do mundo.
- Fazer comparações entre assuntos.
- Ter referências de tendências por localização.
- Dados dinâmicos em forma de gráfico.
- Fazer download dos dados em Excel.
Preço: Ferramenta gratuita.
6 – SimilarWeb: Como comparar concorrentes grandes
Se você precisa de um benchmark detalhado e com um visual atraente para mostrar em suas apresentações, esta ferramenta de marketing digital vai te surpreender. Você vai perceber que as informações são separadas, fazendo com que o entendimento fica fácil.
O interessante é ver o interesse do público-alvo, as palavras mais procuradas na pesquisa interna do site, os concorrentes diretos e indiretos, aplicativos relacionados, principais entradas e saídas do site etc. Detalhe, esta ferramenta irá funcionar melhor em grandes sites com bastante acessos.
O que você vai encontrar nesta ferramenta:
- Visão geral do tráfego.
- Fazer comparações entre sites.
- Acessos das redes sociais.
- Detalhamento de anúncios.
- Interesses do público-alvo.
- Extensão da SimilarWeb para Google Chrome.
Preço: Ferramenta parcialmente gratuita.
7 – Diagnóstico de Análise de Site: Como analisar o concorrente
Descubra de uma vez por todas, como está o posicionamento digital da sua empresa e saiba como atuar em cada objetivo. Este diagnóstico de site irá te colocar frente a frente com o seu concorrente e ainda oferece um score que vai de 0 a 100.
A análise do site é feita pelos próprios especialistas da agência de marketing digital, ou seja, não utiliza robôs. Você vai conseguir mensurar o seu negócio online, identificar melhorias e colocar em prática as soluções abordadas.
O detalhamento é tão preciso, que verifica os principais requisitos técnicos de toda empresa que possui um serviço ou produto na web. São mais de 111 itens analisados sobre: engajamento social, performance do site, segurança online, análise de conteúdo/SEO e UX experiência do usuário.
O que você vai encontrar nesta ferramenta:
- Comparativo de análise de visitas.
- Comparativo de fontes de tráfego.
- Análise de requisitos técnicos.
- Sugestão de melhorias através de gráficos.
- Disponibilidade de atendimento via WhatsApp.
- Relatório em PDF.
Preço: Ferramenta gratuita.
8 – GTmetrix: Como testar o desempenho das páginas
Este site vai trazer a tona tudo o que está prejudicando a performance do seu conteúdo na web. Ele é tão sério, que você consegue ver as urls que impactam negativamente em todo o seu conteúdo.
Com certeza você irá precisar de um especialista para consertar isso pra você. Mas, vale a pena seguí-lo se quiser realmente ter um destaque privilegiado nos resultados de pesquisa.
O que você vai encontrar nesta ferramenta:
- Velocidade do site.
- Impacto de cada arquivo e pastas.
- Tempo de carregamento.
- Capacidade de cada arquivo.
- Page Score.
Preço: Ferramenta gratuita.
9 – Website Grader: Como descobrir a performance do site
O Website Grader é uma ferramenta de análise e performance da empresa Hubspot. Com um design clean e bem estruturado, não precisa ser um especialista para saber usar, basta colocar o site e a ferramenta já mostra o seu score em apenas 17 segundos com uma pontuação de 0 a 100.
Os requisitos abordados são: Performance, Mobile, SEO e Segurança. Similar às ferramentas de marketing digital do mercado, você vai saber como resolver cada etapa.
O que você vai encontrar nesta ferramenta:
- Preview do seu site mobile e desktop.
- Score separados por requisitos.
- Melhorias com a ajuda de blog posts estruturados.
- Feedback com recomendações.
Preço: Ferramenta gratuita.
10 – Google Keyword Planner: Como encontrar palavras-chave dos concorrentes
Se sua empresa tem um blog ou canal de notícias e você quer escrever um texto de acordo com o que as pessoas pesquisam na internet, esta ferramenta de palavras-chave vai te surpreender. Basicamente ela te dá insights precisos para fazer campanhas da rede de pesquisa do Google.
Mas, se quiser ir além, poderá descobrir quais as palavras são essenciais para escalar o seu negócio, seja através de um blog, postagem em uma rede social e até uma landing page para atrair visitantes.
De fato, para usufruir desta ferramenta do Google completa, precisará ter um conta no Google ADS gratuita. Agora, se quiser explorar a inteligência da plataforma, crie uma campanha de mídia e descubra o seu poder.
O que você vai encontrar nesta ferramenta:
- Pesquisar principais palavras-chave do seu negócio.
- Ver volumes de buscas, cliques e competitividade por localização.
- Simular orçamento de campanhas pagas.
- Descobrir as palavras-chave do site do seu concorrente.
- Baixar as palavras-chave em Excel ou PDF.
Preço: Ferramenta gratuita.
11 – Buzzsumo: Como monitorar assuntos das redes sociais
Quer acompanhar as tendência de conteúdo e o que acontece na redes sociais, o que viraliza, o assunto do momento, tendências, enfim, ter um monitoramento completo dos assuntos e influenciadores do momento? Então esta ferramenta de monitoramento de redes sociais é perfeita para o seu negócio.
Muitas parcerias de blog posts, co-marketing ou de postagem nas redes sociais, são descobertas através do Buzzsumo. É um poder descobrir qual os interesses do seu público-alvo ou o que seu concorrente está postando na rede social que está gerando engajamento.
Se você usa um canal específico na internet e de repente precisa impulsionar uma postagem para impactar o seu avatar e encontrar oportunidades, esta é chance de você acertar usando esta ferramenta para as redes sociais.
O que você vai encontrar nesta ferramenta:
- O assunto do momento do dia, de meses e anos.
- Qual a melhor rede para falar de um assunto.
- Descobrir palavras, curtidas, compartilhamentos, principais links.
- O que as pessoas estão querendo saber.
- Salvar sua pesquisa ou exportar tudo em Excel.
Preço: Ferramenta parcialmente gratuita.
12 – Biblioteca de Anúncios do Facebook
Agora você irá descobrir como espionar anúncios no Facebook de um jeito simples e rápido qual o anúncio, imagem, textos, eventos e vídeos a sua concorrência está publicando no Facebook. Se caso precisar de inspiração para atingir um público específico, essa ferramenta do Facebook vai te ajudar. Digite o termo ou a fanpage desejada e faça uma busca entre os anúncios ativos e inativos.
Se a fanpage que você deseja consultar é ativa com postagens de anúncios e tem um público engajado, provável vai aparecer nesta biblioteca de anúncios.
O que você vai encontrar nesta ferramenta:
- Anúncios de concorrentes.
- Diversos criativos para inspiração.
- Resultados por termos.
- Resultados por fanpage.
- Ver detalhes de cada anúncio.
Preço: Ferramenta gratuita.
13 – SpyFu: Como encontrar as palavras-chave de concorrentes
Já vou avisando que esta ferramenta de pesquisa de palavras-chave é avançada e robusta. Sério, você encontra quase tudo nela. Esta plataforma é uma grande concorrente de ferramentas disponíveis do mercado para monitorar os seus concorrentes.
O foco é pra quem trabalha com campanhas patrocinadas, mas também oferece um suporte em tudo que envolve pesquisa de palavras-chave, monitoramento de posições no Google, checagem de links, comparação de domínios, análise competitiva de SEO, relatórios etc.
O que você vai encontrar nesta ferramenta:
- Visão geral da sua empresa no ambiente digital.
- Principais concorrentes do seu negócio na internet.
- Competição de busca orgânica e paga.
- Interface visual gráfica e dinâmica.
Preço: Ferramenta paga.
14 – SEMrush: Como fazer uma análise de conteúdo
Se você chegou até aqui, preciso te contar um segredo. Esta ferramenta faz o “raio x” de tudo o que existe da sua empresa na internet. É uma ferramenta de web analytics essencial para o quesito informação relevante e dados em tempo real.
A SEMrush é uma ferramenta de marketing completa que consegue monitorar tudo de uma vez, a saúde do seu site, a qualidade do seu conteúdo, as oportunidades de palavras-chave, posicionamentos de destaque.
Com uma análise sistêmica, ainda é capaz de analisar o tráfego do site, volumes e custos para estratégia paga, competitividade entre concorrentes, insights de novas palavras, monitoramento real time, calendário de publicações nas redes sociais, sensor de volatilidade dos resultados de busca, monitoramento de backlinks e o recente assistente de escrita para construção de blog posts.
Com certeza, você não vai conseguir utilizá-la e irá precisará de uma agência para entender e monitorar o que for de interessante para cada etapa do seu projeto. E ainda você pode gerar relatórios com a marca da sua empresa, fazer downloads em Excel e pdf, integrar com o Google Analytics, Google Search Console, Trello etc.
O que você vai encontrar nesta ferramenta:
- Dados em tempo real.
- Monitoramento com notificações de desempenho.
- Controle absoluto do conteúdo.
- Integrações com ferramentas do Google.
- Relatórios para equipe de marketing.
Preço: Ferramenta parcialmente gratuita.
15 – Built With: Como monitorar os concorrentes
Quer saber a tecnologia que o seu cliente ou concorrente está usando dentro do site? É simples, com esta ferramenta de diagnóstico você poderá “passar um pente fino” e descobrir as tecnologias utilizadas, desde temas, plugins, servidores, softwares, scripts etc.
É uma ferramenta técnica que pode ajudar o seu time de T.I. ou programadores a descobrir o que um site utiliza de diferente que pode trazer algum benefício para o seu negócio.
Sabe aquele software que você está pensando em investir, mas não sabe se ele é aceito pelo mercado ou quais são as empresas que utilizam, enfim, vale a pena ficar de olho.
O que você vai encontrar nesta ferramenta:
- Histórico de domínios e subdomínios.
- Pode ser instalado no navegador.
- Consulta por tendência de softwares.
- Possibilita criar notificação sempre que o concorrente atualizar o site.
Preço: Ferramenta parcialmente gratuita.
16 – Facebook Audience Insights: Como encontrar interesses do público ideal
Assim como o Google é detentor das intenções de buscas das pessoas, o Facebook sabe quais são os interesses delas. Esta ferramenta do Facebook vai dar insights do seu público-alvo e os seus principais interesses, dados demográficos, cargos e ocupações, cruzar informações entre interesses, o que os usuários estão consumindo com relação a página de conteúdos, lugares, engajamentos e ainda você consegue montar públicos específicos para trabalhar com campanhas de marketing.
O que você vai encontrar nesta ferramenta:
- Insights preciosos de pessoas do Facebook ou usuários da sua Fanpage.
- Salvar o seu público específico.
- Descobrir e testar novos interesses da sua audiência.
- Simular e cruzar informações.
Preço: Ferramenta gratuita.
17 – Google Analytics: Como saber de onde vem as visitas do site
Para usar o Google Analytics e monitorar o seu conteúdo, é necessário ter o script instalado dentro do seu site. É uma ferramenta poderosíssima que te oferece insights preciosos de tudo o que envolve o seu conteúdo na internet.
De fato, o Google está monitorando cada vez mais o comportamento dos seus milhões de usuários e por isso a plataforma está cada vez mais inteligente. Infelizmente não é possível monitorar os concorrentes, por se tratar de insights coletados sobre as suas páginas.
De todas as ferramentas listadas até agora, esta é a que mais se aproxima da realidade nua e crua no ambiente digital. As outras ferramentas possuem algoritmos próprios e te dão uma base importante, mas, o Google Analytics vai te surpreender e sempre está em constante atualização.
O que você vai encontrar nesta ferramenta:
- Diferentes fontes de tráfego.
- Configuração de metas.
- Analisar comportamentos de páginas.
- Verificar de onde os acessos estão vindo de cidades e países.
- Acessos mobile e desktop com nomes de dispositivos.
- Acessos em tempo real.
- Receber alertas e gerar relatórios.
Preço: Ferramenta gratuita.
18 – Google Search Console: Como verificar o posicionamento do site
O Google Search Console monitora e rastreia o seu site no maior buscador do mundo. Tudo que interfere na busca orgânica das suas páginas desde aspectos negativos e positivos, é rastreado por ele.
Porém, esta ferramenta é avançada. É necessário conhecimento porque trata-se diretamente com os algoritmos do Google. Uma configuração errada, pode fazer o seu site despencar nos posicionamentos de busca e ainda confundir os robôs do Google.
Especificamente faz uma análise refinada e precisa de insights com relação a conteúdos de páginas, sitemaps, links internos e externos, comportamento dos usuários, posicionamentos, dados estruturados etc. Nela, não é possível verificar o concorrente, a não ser que você seja detentor da propriedade do site.
O que você vai encontrar nesta ferramenta:
- Análise e performance gráfica.
- Monitoramento de palavras-chave.
- Impressões, cliques, %CTR, posicionamento.
- Inspeção criteriosa de URL e termos buscados.
- Verificar quais páginas ou termos que as pessoas procuram estão influenciando o seu conteúdo na busca.
Preço: Ferramenta gratuita.
E aí, achou interessante? Compartilhe este conteúdo com a sua equipe de marketing e deixe nos comentários algumas ferramentas de marketing digital que você está usando. Ou, se caso descobriu alguma ferramenta que não listei aqui, deixa aqui embaixo para gente testar!
E se você quiser dominar o mundo, pode me chamar por aqui.
Nos vemos do outro lado.
Leia todos os nossos blog posts sobre Aumentar os Resultados.
Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram.
2 Comentários
Gustavo
25 julho 2019 at 5:03pmO que estou usando no momento é o Gerenciagram para postagens. Também tem o Hootsuite para agendamento.
Mariana Vasconcelos
25 julho 2019 at 5:03pmLegal, Gustavo! São ótimas ferramentas também 🙂