Veja o que você não deve fazer ao montar uma estratégia de marketing Digital
Tirar do papel o plano de desenvolver o próprio negócio, não é tarefa fácil. É preciso resiliência e muito planejamento. Muitas pessoas porém, se jogam no marketing digital, sem base estratégica e isso pode ser prejudicial no longo prazo.
Criar uma empresa desde a concepção até a execução exige muito planejamento. Você vai notar que a palavra planejamento aqui é essencial. Uma vez que o resultado de uma estratégia não planejada pode ser muitas vezes catastrófico, porém evitável.
Muitos empreendedores, tendem a assumir o marketing digital como core do negócio, certos de que cada vez mais consumidores tem adotado às mídias sociais e a internet, como fator decisivo de compra ou até mesmo para a realização de compras em si. Tornando a necessidade de as empresas estarem presentes no mundo digital, fundamental.
Entretanto, se a sua empresa se posicionar digitalmente sem a presença de uma planejamento de marketing digital, os resultados a longo prazo podem não ser dos mais satisfatórios. Neste post vamos falar um pouco mais no detalhe como montar sua estratégia de marketing digital para que seu negócio tenha bons resultados.
Mas por que Marketing digital?
Marketing digital é um vertente do marketing que surgiu nos anos 90 e tem se tornado cada vez mais forte no mercado. Isso porque cada vez mais pessoas, usam a internet como fator decisório de compra, seja para pesquisar um produto que tenham interesse, uma ação de compra em si ou até mesmo para tirar uma dúvida, que ainda não é uma necessidade de compra mas pode se tornar uma, se encontrar as respostas de que precisa.
É correto afirmar que mais de 58% da população brasileira possui acesso à internet. Esse é um movimento crescente e uma oportunidade imperdível para que as empresas passem a se posicionar digitalmente trazendo seus serviços e produtos para mais perto do consumidor final.
Com a internet se reinventando a cada minuto, estar ciente desse movimento e acompanhando as tendências de mercado pode conceder à sua empresa a vantagem competitiva necessária para se destacar frente aos demais competidores.
O que é planejamento de marketing digital?
Planejamento de Marketing digital, nada mais é que parte da construção estratégia que visa o planejamento de ações de marketing que sua empresa irá realizar online de modo a se destacar digitalmente.
O planejamento será a “bússola” que norteará as ações de marketing que podem envolver desde a divulgação de um produto ou serviço novo, o lançamento da marca, entre outros. Entretanto, cada planejamento depende da estratégia da empresa, ou seja, os objetivos que a empresa busca atingir com marketing digital.
Essa característica do planejamento é muito importante, dado que se a empresa não tiver claro o objetivo que busca atingir com o Marketing digital, o planejamento da ações estratégicas, mesmo que desenvolvidas com muito critério podem não ter os resultados esperados. Assim como para desenvolver um produto é preciso pesquisa e análise, o marketing digital também exige esse cuidado.
Como montar uma estratégia de Marketing Digital
Agora que você entende porque sua empresa precisa estar bem posicionada digitalmente e como o planejamento de marketing digital é essencial para o sucesso da sua estratégia, é hora de entender como criar uma estratégia de marketing digital:
Pesquisa e entendimento de mercado
Essa fase é essencial. O momento de pesquisa e entendimento de mercado, é o momento onde sua empresa passa a entender as necessidades dos seus consumidores e com isso, entender como sua empresa poderá apoiá-los nessa necessidade. Não somente isso, a pesquisa também deve te dar o caminho para se destacar e criar uma estratégia que te dê vantagem competitiva frente aos demais competidores.
A pesquisa deve nortear perguntas como: Qual são os meus objetivos com as ações de marketing digital? Em qual cenário do mercado estou inserido atualmente? Quem são meus competidores e quem são meu público-alvo (minhas personas)?
Planejamento e desenvolvimento do plano de ações
Uma vez que a pesquisa te deu o norte para entender as principais dúvidas do seu negócio, é hora de iniciar o planejamento das ações de marketing que serão feitas pela sua equipe.
Esse é o momento de definir qual as ações serão realizadas, para quais canais e em qual formato de conteúdo – não esqueça de usar as técnicas de SEO (Search Engine Optmization) para potencializar sua presença online.
Com isso, crie o cronograma de ações e defina como os resultados dessas ações serão mensurados e monitorados. Sua equipe deve ter em mãos as diretrizes que precisam ser tomadas para que tenham a autonomia de realizar ações com a agilidade necessária.
Execução
Agora que sua equipe possui as diretrizes e o cronograma necessários para execução, é hora de “colocar a mão na massa”, mas sempre com o comprometimento ao plano que fora desenvolvido. Esse mindset é muito importante para que sua equipe respeite o cronograma e possa mensurar os resultados do plano de acordo o planejamento previamente feito.
A parte de execução é muito importante pois com ele é possível controlar a frequência de publicações, as comunicações que são feitas, os canais que são comunicados e a distribuição do conteúdo feita de acordo as suas personas.
A palavra de lei aqui é criatividade, é preciso capturar a atenção do seu público-alvo aqui.
Monitoramento de resultados
Estratégia feita, planejamento e cronograma em execução e chega a hora de mensurar os resultados das ações de marketing realizadas. Aqui, alguns critérios base precisam ser levados em consideração, mas o monitoramento em si, deve ser realizado de acordo o objetivo primário da estratégia de marketing. Por exemplo: se o objetivo era o lançamento de um novo serviço ou produto, uma das métricas pode ser o engajamento do público com o produto via mídias sociais.
O Google Analytics será o seu melhor amigo nesse momento. Mas algumas métricas básicas de acompanhamento, são:
- A origem de cada visita
- Se houve aumento ou redução no número de visitas do site
- Páginas com o maior número de acessos
- A realização de compra dos produtos oferecidos
- A frequência de compra dos produtos oferecidos;
- A quantidade de cadastros realizados via site
- Entre outras.
Os erros mais comuns de quem não planeja sua estratégia de Marketing Digital
Mas por mais que esteja tudo conforme o planejado, até profissionais de marketing mais experientes já erraram pois deixaram de dar a atenção a alguns pontos que são essenciais para a estratégia. Citamos aqui os erros mais comuns de quem não planeja sua estratégia de marketing digital ou até de quem planejou mais deixou escapar alguma coisa.
Não se atentar às necessidades dos consumidores
Pode parecer primário, já que o primeiro ponto de criar um planejamento de marketing digital seja a pesquisa e entendimento do público-alvo. Mas acredite, acontece. Isso porque, muitos empreendedores, conhecem suas personas mas esquecem de dar foco às necessidades dessas pessoas assumindo que possui perfis de clientes variados.
Mas a verdade é que deve-se aplicar o conceito de personas, onde sua equipe define por meio desse conceito o perfil do consumidor ideal e direciona a comunicação para o perfil de cliente que sua empresa quer atingir. Pois é com ele que a sua empresa precisa falar, ainda que existam outros consumidores com perfis diferentes.
Não apostar em mais de um caminho
Não é segredo que para se ter resultados mais concretos, é preciso diversificar a carteira. No marketing digital não é muito diferente. Para as redes sociais, por exemplo, estabeleça mais de uma rede social quanto objetivo para alcançar um público maior. Pois para que sua empresa se destaque digitalmente ela precisa aumentar sua presença online em diferentes canais de comunicação. Entendendo onde seu público-alvo está e os interesses das suas personas você poderá expandir a exposição da marca da sua empresa. Mas claro com cautela e planejamento.
Não estabelecer objetivos claros
Estabelecer os objetivos da estratégia deve ser algo feito como prioridade na hora de construir um planejamento de marketing digital. Pois as metas a serem alcançadas devem ser definidas corretamente. A empresa precisa aliar o seu histórico quanto empresa, a uma pesquisa aprofundada de mercado. Pois isso permitirá que a empresa tenha em mãos objetivos mensuráveis e que a comunicação trabalhe na criação de um relacionamento duradouro entre a empresa e o público.
Não mensurar resultados
Muitos empreendedores também abrem mão das análises pelo achismo. No marketing digital não há esse espaço, pois sem as métricas, o empreendedor não tem como avaliar se a campanha está seguindo no rumo que era esperado ou não.
Por isso, esteja sempre atento aos resultados da campanha e acompanhe qualquer tipo de necessidade de ação rápida para que sua empresa colha os resultados positivos do planejamento de marketing feito. E se precisar de ajuda, saiba que pode sempre contar com o nosso time para te apoiar na missão de agregar cada vez mais valor ao seu cliente final e aumentar a sua relevância online.
Leia todos os nossos blog posts sobre Aumentar os Resultados.
Até a próxima!