5 maneiras de fazer e-mail marketing para garantir o sucesso da sua empresa (+ Bônus)
O e-mail pode até ser um dos canais de comunicação mais antigos da internet, mas ele continua marcando forte presença no cotidiano das pessoas e empresas ao longo dos anos. E o mais importante: é preciso saber como fazer um e-mail marketing de sucesso e que gere bons resultados.
Quando falamos de Marketing Digital, comunicação na Era Digital, SEO, redes sociais, entre outros conceitos extremamente novos e atuais, muita gente acha que não existe espaço para o e-mail nesse ambiente, mas é claro que um recurso tão importante como esse não poderia ficar de fora das estratégias mais modernas do Marketing Digital.
Para funcionar nesse cenário, o e-mail é trabalhado como e-mail marketing, sendo um dos recursos mais utilizados pelas empresas para comunicar seus leads ou clientes sobre os mais diversos assuntos, a partir do envio de:
- Newsletters,
- Avisos,
- Datas comemorativas,
- Divulgação de conteúdos especiais,
- Promoções e ofertas.
Não tem como negar que o e-mail é rápido, conveniente, eficaz e o mais importante… As pessoas usam, e muito!
Além de todos esses fatores, o e-mail marketing também oferece uma vantagem muito atrativa paras as empresas: ele é barato e o ROI (Retorno sobre investimento) costuma ser alto.
Uma coisa é certa, por trás de um e-mail marketing de sucesso existem dois pilares principais: um bom texto e um bom design.
Sabemos que esse dois elementos vão sempre variar de acordo com sua empresa e seu objetivo, mas existem diversas boas práticas e conhecimentos gerais que podem fazer toda a diferença na criação e desempenho do seu layout.
Nesse post vamos te dar dicas preciosas de como fazer um bom e-mail marketing e mostrar o caminho para que você possa usar esse recurso pra alavancar sua estratégia de Marketing Digital. Vamos lá…
Como montar um e-mail marketing
1) Menos é mais, muito mais…
Lembre-se do objetivo mais básico de um e-mail marketing: transmitir alguma informação para seu leitor. Tendo isso em mente, fica claro que você deve focar na comunicação simples e eficiente.
Além disso, existem os aspectos técnicos que envolvem o envio de um e-mail marketing e que priorizam a simplicidade e leveza do layout, como:
- Imagens tendem a ser bloqueadas pelos provedores de e-mail, solicitando que o leitor habilite sua visualização, prejudicando muito a transmissão da sua mensagem.
- Adicione textos alternativos (alt tags) nos elementos de imagem do seu HTML com uma breve descrição delas, dessa forma, mesmo que a imagem seja bloqueada, o leitor tem uma indicação textual do que se trata.
- Capriche no texto dentro do corpo do e-mail, é através dele que o provedor de e-mail vai identificar do que se trata sua mensagem e a partir daí classifica-la como SPAM ou entrega-la normalmente ao seu contato.
- Trabalhe com uma proporção balanceada entre texto e imagens, o ideal é de 40% (imagens) pra 60% (texto).
2) Use a criatividade
Você já sabe que o e-mail marketing é um dos recursos de Marketing Digital mais utilizados pelas empresas, isso significa que, no meio de tanta concorrência, é essencial que você use a criatividade e saiba como se destacar e cativar seu contato.
Tudo começa pelo assunto, não adianta tomar todos os cuidados técnicos para seu e-mail ser entregue pelo provedor se no final ninguém clicar para ver, o que estiver no assunto do e-mail é que vai, ou não, despertar a vontade e curiosidade de seu cliente.
Algumas dicas para um criar assunto de sucesso:
- Personalize o assunto, a maioria das ferramentas de envio de e-marketing permitem que você use uma variável com o nome do contato que receberá o e-mail dentro do próprio assunto.
- Deixe claro do que se trata o e-mail, seja direto e evidencie a melhor parte do texto logo no assunto, principalmente se for alguma promoção, cupom ou oferta.
- Seja descontraído, use emojis, hashtags e frases populares.
- Use GIFs no lugar de imagens estáticas no início de seu e-mail.
3) Otimize sua comunicação
O ambiente da comunicação digital possibilita inúmeras maneiras de apresentação e armazenamento de conteúdo e você pode abusar disso para otimizar seu e-mail marketing.
Passe sua mensagem com clareza e em pouco tempo, use links dentro do e-mail direcionando para conteúdos relevantes nas páginas da sua empresa, além de otimizar sua comunicação você ainda pode ganhar um novo leitor do seu blog, seguidor de sua rede social ou lead em sua Landing Page.
4) Pense na responsividade
O número de pessoas que acessam seus e-mails por celulares aumenta a cada dia, todo tipo de conteúdo está sendo cada vez mais pensado e direcionado para esse tipo de plataforma, porque o e-mail seria diferente?
A estrutura dos e-mails marketing é naturalmente verticalizada, o que já é um grande passo para sua adaptação nas telas verticais dos aparelhos móveis, mas alguns pontos devem ser levados em conta:
- Use textos curtos e com tamanhos grandes de fonte, principalmente para títulos e informações importantes.
- Atenção ao espaço de toque dos elementos interativos. No computador, com auxílio do mouse, somos muito mais precisos no clique de elementos interativos do que no celular, quem nunca sofreu pra digitar aquela mensagem corretamente no WhatsApp por conta da proximidade entre as letras do teclado, não é mesmo? Crie elementos interativos grandes e bem espaçados entre si, principalmente os CTAs de conversão.
5) Foco no objetivo
Seu conteúdo precisa estar sempre alinhado com o objetivo de seu e-mail, pense em que elementos do e-mail marketing podem te auxiliar a alcançar esse objetivo da melhor forma possível.
Por exemplo, se você busca mais curtidas em sua página do Facebook, mostre no e-marketing que tipo de conteúdo você trabalha na página, o porquê ele é relevante e inclua um grande botão com instruções para que o leitor possa ser facilmente direcionado pra lá.
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