Veja 5 estratégias de SEO que podem mudar os resultados do seu negócio
Se você possui um negócio online e trabalha com marketing digital, certamente já é familiarizado com o termo estratégias de SEO. Mas se você também não é familiarizado, não se preocupe.
A verdade é que embora não muito recentes, as estratégias de SEO tem se tornado cada vez mais essencial para o sucesso de negócios que nasceram online ou que migraram para o ambiente online seja em formato e-commerce ou com reforço de presença de marketing digital. Neste post quero destacar 5 maneiras como o SEO pode apoiar o crescimento da sua empresa. Mas para começarmos, é importante entender e destacar, o que de fato essas três palavrinhas significam.
O que são estratégias de SEO?
De forma muito direta SEO é uma abreviação do inglês: Search Engine Optimization que nada mais são que, estratégias digitais utilizadas para turbinar o seu ranking em resultados de pesquisas (Search Engine Results Page (SERP)) nos buscadores online como Google, Bing e Yahoo!, ajudando a aumentar o tráfego do site da sua empresa.
Parece simples né? Mas acredite, não é tão simples como parece. Se você continua um pouco cético sobre a forma como o SEO pode ajudar a alavancar os resultados da sua empresa acredite, você não está sozinho nessa. E para esclarecer essas e outras dúvidas, que separamos 5 maneiras como o SEO pode dar o ‘up’ que sua empresa precisa para crescer no ambiente digital.
SEO movimenta sua máquina de Inbound Marketing
Sim, você não leu errado! As estratégias de SEO são um dos maiores aliados das estratégias de inbound marketing.
Qualquer empreendedor que tenha seu negócio online sabe o investimento de tempo e dinheiro necessários para conseguir leads por meio de mídia paga e cold-calling – E o relativamente baixo retorno sobre investimento (ROI) que esses esforços trazem.
Leads gerados via SEO estão procurando pelo produto e serviço que sua empresa oferece e por esse motivo reduzem o investimento em outbound marketing além de gerar maior engajamento com leads realmente engajados com a sua empresa.
Mobile First
Com SEO é possível também que sua empresa esteja otimizada para trabalhar de forma online. Isso porque em uma Pesquisa do IBGE revela que aumentou o número de usuários de internet no Brasil, na pesquisa constata que 97% das pessoas acessam a internet pelo seus celulares, ou seja, se conectam com novas marcas por meio dos seus dispositivos mobile, superando assim os computadores, que ficam com 63% dos acessos.
Não se trata apenas de colocar as informações em um formato para leitura em uma tela menor, mas gerar reconhecimento da sua marca, otimizando o seu site para o ambiente mobile.
Ser mobile first também trará ganhos para a sua empresa com relação aos mecanismos de pesquisa também, pois o Google passa a reconhecer com maior propriedade as empresas que se preocupam com a otimização mobile. Além de permitir o usuário maior interação com a empresa, gerando engajamento e permitindo uma navegação mais fácil e tranquila levando-o ao estágio onde ele se torna um potencial cliente.
O seu site mais rápido e amigável
Como já mencionado anteriormente os buscadores estão extremamente ligados em quão fluida é a experiência geral do usuário com o seu site e a velocidade da página pode impactar diretamente essa percepção.
Imagine que você possui interesse em realizar uma compra, acesse o site da loja de interesse e começa a demorar muito para carregar completamente e por esse motivo, você terá que aguardar por incessantes minutos ou atualizar a página algumas vezes. Consideraria sua experiência boa? Pois é, algumas pessoas até desistirem da compra.
É possível encontrar ferramentas de mercado para ajudar com o monitoramento da página e performance do site como um todo para garantir a melhor experiência aos usuários. Plataformas como o WordPress por exemplo, já possuem plugins que prometem ser grandes aliados.
Conteúdo de qualidade e otimizado
Movimentar o site da sua empresa, é o que alimenta os mecanismos de busca que entendem que seu site é relevante. Afinal de contas se o seu conteúdo for de qualidade, seus visitantes passaram mais tempo no seu site, consumindo mais conteúdo e interagindo com a sua empresa, o que indica que seu site está ativo.
A estratégia de SEO quando unida à estratégia de blog, também pode ser um forte aliado para a retenção de tráfego de buscas em cauda longa. Certo de que você nem sempre conseguirá utilizar todas as palavras-chave de cauda longa, com conteúdo de qualidade você consegue otimizar essas palavras-chave em variações de conteúdos.
SEO On-page e otimização de palavras-chave
SEO on-page é uma prática de otimização de páginas de conteúdos para os mecanismos de pesquisas e usuários. Essa prática inclue a otimização de title tags, conteúdo, links internos e URLs. Diferente de off-page SEO, qual avalia o seu ambiente offline (fora do site) como backlinks, por exemplo. Alguns dos componentes essenciais do SEO On-page são:
1) Palavras-chave
Que devem ser utilizado em diferentes locais do seus conteúdos, tais como:
- Título da página;
- Títulos;
- Subtítulos;
- Parágrafos (especialmente os primeiros);
- Descrição do produto;
- Nomes dos arquivos de imagem;
- Alt-tags de imagens;
- Meta título e descrição;
- URLs;
Essas informações podem ser utilizadas pelo próprio usuário para identificar e dar credibilidade para a marca quando ranqueada no resultado de uma pesquisa.
2) Arquitetura do site e Usabilidade
Um site com arquitetura bem organizada por também ajudar os buscadores na hora de analisar suas páginas e entender as estruturas do seu site, especialmente quando tratar-se de muito produtos e/ou páginas.
Uma arquitetura clara também permite melhor performance e usabilidade, com isso então gera autoridade para sua marca no Google, por exemplo.
3) Redes sociais
Uma boa interação com redes sociais, não somente aumentará a autoridade da marca da sua empresa, como irá gerar uma interação maior dos seus potenciais clientes com links de inbound e conteúdo, atraindo novos visitantes, visitantes recorrentes e gerando a conversão desses leads.
Realizar o compartilhamento dos seus links nas redes sociais e facilitar para seus fãs e seguidores essa ação com a ajuda de botões de compartilhamento social em todas as páginas, conteúdos e o próprio blog, ajudará a mantê-los em contato com seu negócio.
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Até a próxima.
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Colaboração: Raissa Fernanda