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Porque investir em Marketing Digital (e quando começar)

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                “Por que investir em marketing digital?”, “Quando investir em marketing digital?”, “Como marketing digital pode me trazer benefícios?”. Se você alguma vez já se fez essas perguntas, continue lendo esse texto, pois ele poderá ser muito interessante para você.

                A pergunta que dá título a esse artigo é feita todos os dias por empresários de todos os tamanhos de empresa: Por que investir em Marketing Digital? Apesar da pergunta ser simples, sua resposta pode demandar tempo e disposição para ser respondida. Por isso, decidimos juntar em apenas um texto todos os argumentos necessários para que você possa tirar essa dúvida e compartilhar com quem mais queira saber. Vamos lá?

Porquê você quer alcançar o seu cliente em potencial!

Porquê você quer alcançar o seu cliente em potencial!

De acordo com um levantamento feito pela wearesocial, 3,4 bilhões de usuários estão conectados à internet no mundo e o Brasil está na quinta posição dos países mais conectados à internet. No Brasil, 50% das residências estão conectadas à internet sendo que apenas 1% dessas não estão no Facebook. Isso torna o ramo de marketing digital bastante fértil para atingir, pelo menos, metade da população brasileira. O brasileiro passa, em média, 3 horas e meia nas redes sociais (2º colocado no mundo atrás apenas das Filipinas) vendo entre notícias e atualizações de amigos, os anúncios veiculados pela rede social.

Basicamente, todas as redes sociais possuem forma de se anunciar e atingir o perfil de público que busca encontrar, independente da geração que elas pertencem: As gerações Y e Z são as mais fáceis de serem encontradas no Twitter, Facebook ou Instagram; A Geração X está forte no LinkedIn, rede social profissional mais rígida e séria. Dessa forma, é escolher o público e lançar a sua campanha através de um bom planejamento estratégico.

Porquê você quer ter controle do seu investimento!

                Um diferencial do marketing digital perante o marketing tradicional é a facilidade de se medir todo o investimento do início ao fim. Enquanto anúncios em TV e jornais são medidos em impressões, os anúncios feitos pela internet são rastreáveis e ainda lhes ensinam sobre o comportamento de seu cliente em potencial. E as formas de se investir são muitas: Anúncios em Redes Sociais, E-mail Marketing, CRM e Inbound Marketing.

                O Inbound Marketing se trata da estratégia de se trazer os clientes por seu conteúdo e, dessa forma, poder oferecer o seus produtos e serviços através de uma automação. É possível transformar o seu site não só em uma janela de comunicação, mas em um site “vendedor em potencial”, independente da natureza de seu negócio ser B2B ou B2C.

                Todas as estratégias podem lhe dar o retorno do investimento (ROI) ao longo do tempo. Dessa forma, por exemplo, você poderá saber que cada 1 real investido em uma campanha de anúncio lhe retornou R$1,50 em lucro. Todo esse cálculo é feito através do estudo minucioso da estratégia e dividindo-se o valor da venda entre as etapas. Determinado as etapas, os valores de ROI poderão ser linkados as páginas pelo Google Analytics, que citamos nesse artigo, caso você ainda não tenha lido.

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Porquê você quer alcançar o seu cliente em potencial!
Porquê você quer alcançar o seu cliente em potencial!

Porquê você não quer ficar para trás!

                Todos os dias, empresários e pessoas interessadas em melhorar o desempenho de sua empresa (como você) estão em busca de se atualizar e não ficar para trás. Essa busca por estar atualizado é natural e é o que mantém empresas abertas após quatro anos de existência. Muitas pessoas ainda acreditam que o marketing digital é coisa do futuro e que ainda não é o momento para começar a investir, mas a cada dia que passa, as pessoas estão mais conectadas e consumindo menos o produto do marketing tradicional.

Quando começar a Investir?

                Além dos por quês, ainda existem os “Quando”. Muitos empresários tem a sensação de não precisar de marketing para a sua startup ou empresa de pequeno porte por não ver como necessário nos primeiros anos. O que pode ser um grande risco. De acordo com o IBGE, 20% das empresas no Brasil fecham as portas em seu primeiro ano e 50% já estarão fechadas em quatro anos de operação. Muitos fatores podem ser atribuídos e uma delas é a falta de planejamento em marketing. Abaixo listamos alguns momentos para começar a pensar em marketing:

Quando estiver lançando sua empresa ao mercado

                Planejamento estratégico é essencial para lançar sua empresa no mercado. Entre as etapas que antecedem o lançamento podemos destacar o estudo de mercado, personas e stakeholders envolvidos para ajudar a se comunicar e prever situações que possam ser resolvidas rapidamente. Alcançar os primeiros clientes não é tarefa fácil, pois sua marca também não é conhecida. Por isso, o Marketing Digital lhe ajuda a lançar sua marca no mercado imprimindo-a em redes sociais, buscadores, youtube e blogs de interesse do seu público-alvo.

Porquê você quer alcançar o seu cliente em potencial!
Porquê você quer alcançar o seu cliente em potencial!

Quando quiser melhorar o relacionamento com o cliente

                O relacionamento com o cliente é, muitas vezes, o que torna o negócio um grande sucesso. Dizem que o melhor marketing é aquele que o seu cliente faz da sua empresa para outro cliente (os chamados ‘embaixadores da marca’) e o marketing digital tem muito a contribuir com isso. A estratégia de Inbound utilizada prevê formas de incentivar o seu cliente a contribuir com a marca digitalmente, deixando recomendações, engajando com a marca nas redes sociais e compartilhando com amigos a sua experiência.

Quando quiser aumentar as suas vendas

                E por último, mas não menos importante (talvez o mais importante?), aumentar as suas vendas! O marketing digital possui várias ferramentas para atrair o seu cliente e criar um funil de vendas poderoso para levar os leads mais aquecidos a sua área comercial. E-mail marketings podem ser enviados ao suspect/prospect que, se interessado, irá entrar em uma automação de marketing e receberá pontuações até atingir a marca de uma oportunidade e dessa forma, aumentar suas vendas.

Porquê você quer alcançar o seu cliente em potencial!

                E aí, concorda? Deixe seu comentário e compartilhe esse artigo em suas redes sociais. Marketing Digital não é futuro. É o presente e tem se tornado cada vez mais essencial no mundo corporativo. Não fique para trás!

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    Comentários

    2 Comentários

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    1. Suzana Valéria

      Estou realmente decidida em começar a aprender mais sobre marketing digital e vocês me tiraram algumas dúvidas. Adorei o artigo; muito bem redigido e com bastante ilustração.
      Muito obrigada.

    2. Suzana Valéria

      Esse artigo me tirou alguma dúvidas essenciais sobre marketing digital. Adorei esse assunto. Muito obrigada.