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Midias Sociais nas Empresas Brasileiras: Números e Dados Recentes

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Mídias Sociais e Empresas. Uma relação que, por muito que se fale – e se escreva – ainda parece longe de se consolidar, muito por culpa da ausência de indicadores definidos para medir o ROI (embora existam vários, como já mostramos aqui), e muito por culpa também de desconhecimento por parte das empresas de como utilizar essas ferramentas em prol da geração de negócios.

Mesmo com essa sombra de desconfiança, o Brasil, no contexto de utilização corporativa das Midias Sociais, até tem um certo destaque. Como foi noticiado há poucos dias atrás, um estudo da McAfee apontou que nove em cada dez empresas brasileiras que usam as mídias sociais estão ganhando dinheiro com essa utilização.

Outra pesquisa, também recente, feita pela empresa Burson-Marsteller Latin America, traça um cenário igualmente otimista quanto a essa utilização. O relatório da pesquisa (que apresentamos abaixo), mostra que, no Brasil, 53% das empresas tem conta no Twitter, contra a média mundial de 65%, número que ainda assim é bastante superior ao que ocorre no continente, onde apenas 32% das empresas mantêm uma presença nessa ferramenta.

O estudo também aponta que as contas corporativas na América latina têm em média 2,626 seguidores, praticamente o dobro da média mundial (1,489), e seguem cerca de 880 perfis, contra 731 no resto do mundo. Novamente, o Brasil é destaque nestes indicadores, seguindo em média 1,147 usuários, e sendo também as mais seguidas.

B-M Latin America Social Media Check Up from Burson-Marsteller Latin America

A realidade é que os receios em torno da presença institucional da empresa no Twitter, Facebook e outras estão, no caso do Brasil, intimamente ligados a dois fatores: em primeiro lugar, a hegemonia do Orkut, que, mesmo tendo a preferência do internauta brasileiro, começa a perder terreno para os rivais, como podemos observar no Google Trends:

Em segundo lugar, o “trauma” quanto à “moda do Second Life”, que acabou não atendendo às expectativas das empresas que procuraram abraçar o mundo virtual (talvez por também não entenderem o que realmente pode ser feito neste ambiente virtual), e que gerou essa ideia de que tudo isso não passam de modismos, que desaparecem com a mesma rapidez que surgem.

Apesar disso, os mundos virtuais não desapareceram, e hoje já contam com mais de 1 bilhão de usuários.

E não dá para pensar que com as Mídias Sociais vai ser diferente.

Por isso, se a sua empresa ainda tem receios e dúvidas quanto à importância destas novas ferramentas de Comunicação Digital, pesquise, busque cases de sucesso na sua área de atuação, e sobretudo, comece a escutar o que estão falando da sua Marca, dos Produtos, e dos seus Concorrentes.

Porque, de certeza absoluta, já estão falando.

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    2 Comentários

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    1. Fabio Colatto

      Vale apenas ressaltar, o que mais falta em muitas empresas, principalmente no interior é informação, são estudos especializados e profissionais qualificados para transmitirem, tais informações a essas empresas, parabéns  a equipe de edição do Blog Lecom, pela grande iniciativa. No mundo atual com tanta informação indo e vindo, vemos claramente a real carência da mesma pelo mercado.

      • TWO Digital

        TWO Digital

        Obrigado, Fábio, pelas suas simpáticas palavras! Abraço!