To know more

Jogar video game é perda de tempo?

Compartilhe:

Será que jogar video game realmente é perder tempo? Quer dizer que todo tempo que você passou se divertindo foi em vão e isso não agregará nenhum valor à sua vida? Muito pelo contrário! Diversos estudos apontam que os games contribuem muito para o desenvolvimento das habilidades e do intelecto dos jogadores. Destacamos alguns benefícios importantes:

Coordenação motora

No ambiente do jogo é preciso se locomover e utilizar a inteligência cinética para cumprir os desafios. Para ser um bom gamer é extremamente necessário ter noção de tempo e espaço, adaptando funções neuromotoras de acordo com cada situação. Os jogos de tiro ou de aventura são exemplos disso, pois é preciso estar atento ao ambiente e aos outros jogadores durante todo o decorrer das partidas.

Atenção e concentração

Os jogos exigem uma grande atenção para os acontecimentos das cenas, principalmente quando constroem narrativas em que o jogador está inserido e não pode perder nenhum detalhe do desenrolar da história. Dessa forma, é natural que o jogador passe a se concentrar mais no game, pois essa é uma condição para vencer as missões. A atenção à uma tarefa passa a ser algo divertido.

Controle do temperamento

Ao jogar, existe um forte envolvimento emocional e que pode gerar um “stress simulado” no contexto do game. Ao desenvolver essa capacidade de controlar seu temperamento é possível trazer esta habilidade para sua vida diária. Os desafios do dia-a-dia serão encarados de forma diferente e você aprenderá a lidar melhor com seu lado emocional.

Valor de tempo e dinheiro

Quando jogamos, percebemos que tempo e dinheiro não são recursos ilimitados (a não ser que você trapaceie no game). A lição aprendida é que é preciso aproveitar seu tempo da melhor maneira, focando nas atividades que realmente agregam valor à sua vida.

Desenvolvimento de habilidades e solução de problemas

Os games colocam desafios o tempo todo para os jogadores. A solução de problemas faz parte do decorrer da maioria dos jogos do mercado e isso faz com que os gamers estejam habituados a se manter sempre procurando soluções para as dificuldades, o que os leva para níveis mais altos no próprio jogo. Alguma semelhança com a vida real?

Conclusão

Os video-games têm influenciado gerações e mais gerações ao longo dos anos, o que representa a importância de seu papel para o desenvolvimento intelectual das pessoas. Dessa forma podemos concluir que de fato existem muitos benefícios em jogar video-games.

E aí, ainda acha que jogar video game é perda de tempo? Mudou de ideia? Então, que tal uma partidinha? 😉

 

Fonte: Playing Video Games Will Make You A Better Person. Here’s How

Comments

comments

+ Mais lidos

+ Comentados

Tags

Quem escreve?

  • TWO Digital
  • Wilton Peliçari
  • Jéssica
  • Junior Martian
  • Carolina Frazon Terra
  • Flávia Piocopi

  • [ Posts Relacionados ]

    Comentários

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    dez − 9 =