To know more

Flat Design x Material Design. E agora o que é tendência?

Compartilhe:

Muito se fala sobre o Material Design, o novo conceito da Google para a web, que foi projetado pensando na habilidade de produzir uma interface inovadora capaz de unificar diferentes plataformas entre desktops e mobile.

Com as mudanças aceleradas do mundo real e virtual, tudo passou a ser mais dinâmico e cada vez mais difícil separar o ambiente físico do virtual. Dessa forma, a interação entre os elementos foi o ponto chave que a Google passou a aprimorar com cores vibrantes, fontes e ícones leves, formas quadradas e orgânicas livres de gradientes e efeitos exagerados.

Material Design

(https://dribbble.com/shots/1934959-Inbox-Material-Design)

Simplicidade

 Tamanha ousadia que a Google replicou em forma de desenho com cortes de papéis em camadas e tintas fez com que os novos ícones do Android (Gmail e o Google Calendar) dessem início às primeiras atualizações desse projeto.

Hoje, o Material Design se tornou muito mais fundamentado em orientação estética e funcional. Os novos estudos da Google aplicam-se na realidade tátil, ou seja, tudo o que é projetado em tela pode ser feito em papel, tornando o processo muito mais prático, dando liberdade à imaginação e sendo capaz de transformar o mundo virtual em físico.

1    2
(Google Design)

Interação

A interatividade dos elementos é um ponto a ser considerado nesse projeto. Como se não bastasse o tal minimalismo, exploraram ainda os efeitos de iluminação e profundidade dos movimentos. Sendo assim, os elementos não se sobrepõem e tudo se encaixa de forma natural, causando uma experiência de usuário ainda maior e organizada.

Interação
(https://medium.com/android-news/material-design-is-different-not-better-87909af6ffe1#.96pwtyaak)

As influências das grandes Empresas 

Flat design ou minimalista teve suas influências com a Apple a partir do IOS 7, e com a Microsoft a partir do WIN 8, que ainda exploram a ideia de que não é preciso se esforçar muito para entender um elemento visual.

A simplicidade não é a ausência de conteúdo ou mediocridade, mas a capacidade de entender e projetar de um jeito inteligente para se comunicar.

3     4
(www.taringa.net / techcrunch.com)

A Google também deu as caras com o flat design no Google Now, passando a encarar o “menos é mais” de outra maneira. Assim, ela estabeleceu seu novo conceito com o Material Design, desafiando as grandes empresas a se influenciarem com a sua tendência.

Digamos que o Material Design seja a honestidade e a elegância de entender todo o contexto complexo e projetá-lo de forma que a funcionalidade e a usabilidade tenham mais relevância do que um estilo.

Descubra e baixe alguns exemplos do Material Design para testar.

http://www.getmdl.io/index.html

 

Comments

comments

+ Mais lidos

+ Comentados

Tags

Quem escreve?

  • Tiago Veloso
  • TWO Digital
  • Soraya Alvares
  • Joao Vitor Caires
  • Rommel Oliveira
  • Abraao Corazza

  • [ Posts Relacionados ]

    Comentários

    2 Comentários

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    dezoito + dois =

    1. junior

      Muito bom.

    2. Daiane

      Texto esclarecedor e bastante informativo. Top!