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Como se comunicar (digitalmente) com as diferentes gerações?

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Está tudo pronto: você acaba de criar seu novo produto, planejou adequadamente a estratégia de marketing para o seu lançamento e definiu o orçamento inicial. O que pode dar errado afinal? Bem, comece por não se comunicar da maneira correta.

Como falar com os jovens? Como alcançar os mais velhos no meio digital? De que maneira devo introduzir o meu produto aos mais velhos? O que preciso saber antes de lançar a minha marca ao mercado? Resposta curta: O perfil do seu público-alvo.

Sabemos que não é simples identificar as personas de seu produto mas sabendo que geração ele será destinado lhe ajudará a chegar mais perto dos resultados esperados.

Abaixo unimos as características de cada uma das gerações que podem lhe auxiliar na tarefa de comunicar o seu propósito:

A Geração Silenciosa (1925 ~ 1945)

Idade Atual: 71 a 91 anos
Experiências:
  • Segunda Guerra Mundial
  • Início do Rock’n Roll
  • República Velha (Era Vargas)
Sobre o uso de tecnologias: Altamente desengajados com a tecnologia digital
Meio de comunicação favorito: Pessoalmente ou por correio.
A geração mais clássica e conservadora da lista. Aqueles que se encaixam nesse grupo são pessoas de idade mais avançada que possuem pouquíssima interação com os meios digitais. Conservadores, os mais velhos preferem o contato pessoal a que qualquer outra forma de comunicação atual. Quando direcionar uma comunicação escrita, tome os devidos cuidados com palavras estrangeiras ou que representem novas tecnologias que podem não ser do conhecimento desse público. Se o seu produto ou serviço tem como público-alvo os integrantes desse grupo, considere alcançá-los através de familiares dando-lhes as informações necessárias para abordar os seus pais e avós.

A Geração Baby-Boomers (1946 ~ 1964)

Idade Atual: 52 a 70 anos
Experiências:
  • Geração “Paz e Amor"
  • Centrado à Família e Emprego Vitalício
  • Ditadura militar e Guerra Fria
Sobre o uso de tecnologias: Adaptados a tecnologias eletrônicas mas pouco conhecimento em computadores ou internet.
Meio de comunicação favorito: Telefone e Contato Pessoal.
Nascidos entre a segunda guerra mundial e o início da ditadura no Brasil, os integrantes desse grupo cresceram com o rádio e viram as tecnologias engatinharem até meios melhores de comunicação como a TV e os telefones. Com exceção das vovós que se adaptaram à realidade do Facebook, não possuem o hábito de se conectar para se manter informado e tem a televisão e o rádio como principal meio de informação. Assim como a geração silenciosa, preferem o contato físico para se fechar negócios e efetuar compras e para chegar a esse público é recomendado investir na comunicação tradicional ou alcançar seus parentes mais próximos.

A Geração X (1965 ~ 1980)

Idade Atual: 36 a 51 anos
Experiências:
  • Crescimento da Globalização
  • Video-Games e Computadores
  • República Nova
Sobre o uso de tecnologias: Early Adopters da revolução tecnológica
Meio de comunicação favorito: Telefone e Contato Pessoal.
Os integrantes da geração X são mais adaptados a mudanças que seus pais, vivenciando a mudança constante de tecnologia e se adaptando tranquilamente a elas se tornando os Early Adopters das mais variadas tecnologias, como o computador ou a internet. Devido a sua rápida adaptação, estão bem inseridos no meio digital e os utilizam para se comunicar e expressar esporadicamente nas redes sociais. Facebook é a rede social mais utilizada por esse grupo além de ser a geração que mais utiliza e-mails para contato pessoal ou profissional.

A Geração Y ou Millennials (1981~ 1995)

Idade Atual:21 a 35 anos
Experiências:
  • Evolução da Computação Gráfica
  • Revolução Tecnológica
  • Popularização da Internet
Sobre o uso de tecnologias: Adaptados às tecnologias e redes sociais mais utilizadas
Meio de comunicação favorito: Mídias Sociais e via Texto (SMS e WhatsApp)
A geração Y é a parcela da população que evoluiu juntamente com os computadores. Similarmente ao que aconteceu com a geração anterior, cresceram testemunhando fitas cassetes darem espaço para CDs, e depois DVD, Blu-Ray e então a nuvem. São altamente adaptados a mudanças tecnológicas e os primeiros adeptos às redes sociais. Atualmente, essa geração possui a maior porcentagem de empregados no mercado e alcança-los não é um grande desafio – apenas deve-se observar a linguagem trabalhada e a mensagem a ser enviada pois millennials são muito preocupados com o bem estar social e meio-ambiente. Entre as suas redes sociais mais utilizadas estão o Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.

A Geração Z (1996~ 2016)

Idade Atual:até 20 anos
Experiências:
  • Mundo 100% conectado
  • Terrorismo
  • Popularização do smartphone
Sobre o uso de tecnologias: ‘Tecnoholics’ de nascença, utilizam-na como nenhuma outra geração.
Meio de comunicação favorito: Redes Sociais e Aplicativos (Smartphone).
A geração caçula representa a parcela que mais viveu a experiência de estar conectado. Diferente da Geração Y, os integrantes da geração Z pouco tiveram experiências com outra forma de se comunicar senão através da internet e muitos sequer sabem como funcionam um toca-discos ou um FAX. Em compensação, são os mestres da internet desde pequenos e usam-na como ninguém. Além das redes sociais aqui citadas, são embaixadores de redes “alternativas” como o Snapchat e o Periscope. Assim como os millennials, são facilmente alcançados nos meios digitais no entanto é imprescindível que a comunicação seja jovem e nos padrões utilizados no seu dia-a-dia para ser bem aceito e não transformar uma estratégia digital em um desastre.

A Próxima Geração (2016?)

Passando um pouco a linha do existente, é sempre importante imaginar o que será valorizado pelas gerações seguintes. Muito se tem falado de Realidade Virtual e Realidade Aumentada mas ainda não há serviços ou produtos que esteja moldando o comportamento das pessoas nesse sentido. Mas uma coisa é certa: Independente da geração que estiver se comunicando, estude muito bem o seu comportamento e se adapte às suas necessidades que assim você estará direcionando a sua estratégia digital no caminho certo. Deixe seu comentário e participe da discussão sobre as gerações e a forma certa de se comunicar com cada um deles.

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