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Campanhas Personalizadas: Monitore seus links externos e saiba quais estratégias digitais estão dando certo

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Começa assim: você lança o seu novo site e começa a divulgar sua URL nas redes sociais, na sua página do Facebook, no Twitter, no LinkedIn, nas campanhas pagas e na sua assinatura de e-mail. Afinal, você quer levar as pessoas a conhecer o seu site e começar a lançar o seu nome no mercado. Mas você está medindo esses links externos?

Muitas empresas direcionam seus visitantes e leads para seu site e landing page sem manter controle de onde veio e qual estratégia foi responsável por essa visita. Se você já utiliza o Google Analytics, saberá que ele consegue lhe fornecer informações sobre a página que originou aquela visita mas não de aplicativos, e-mails marketing, assinaturas de e-mail ou campanhas de redes sociais. Por isso é recomendado que você registre toda essa conversão para o site no Analytics para poder resgatar essas informações e medir a eficiência dessas estratégias. Para isso você pode criar campanhas personalizadas através do Google Analytics:

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(Caso não saiba o que é o Google Analytics e gostaria aplicá-lo e começar a utilizá-lo imediatamente, você pode ler nosso artigo que explica como fazer em apenas 5 passos.)

Dentro do seu painel, navegue no menu lateral esquerdo e vá até Aquisição > Campanhas > Todas as campanhas. Nela é possível ver todas as campanhas criadas automaticamente pelo Google quando você cria no seu Adwords (caso tenha uma conta linkada) e também suas campanhas personalizadas. Justamente o que vamos aprender a fazer.

Quando devo gerar uma campanha personalizada?

Sempre que você não conseguir distinguir de qual campanha ou link externo veio aquele visitante. Você não precisa criar campanhas para links internos uma vez que você pode adquiri-los através do fluxo de página e com as informações que já estão disponível no seu relatório. Recomendo o uso de campanhas personalizadas quando:

  • Lançar uma nova campanha nas redes sociais – paga ou orgânica;
  • Adicionar sua URL em materiais de comunicação digital como assinatura de e-mails;
  • Artigos postados em redes sociais e portais de notícias como o LinkedIn Pulse ou o G1;
  • Campanhas de envio de e-mail marketing para a sua base;
  • Automação de Marketing que não possuam rastreamento próprio (ou que você queira passar os dados para dentro do Analytics);

Como criar uma campanha personalizada?

Para criar uma campanha personalizada você não precisa alterar nada em seu site ou no painel. Basta que você crie uma URL especial para começar a captação de campanhas. Essa URL possui alguns caminhos adicionais no fim dela para informar o Google da adição de informações nos seus relatórios. Sua confecção não é difícil mas recomendo que crie no gerador de URL que o Google fornece para essa aplicação para evitar que alguma informação falte ou que não funcione.

URL Builder

No URL builder, você simplesmente irá preencher os campos fornecidos e apertar o botão Generate URL no final do formulário para obter a URL pronta para o uso. Certifique-se que esteja usando o Google Chrome para isso.

Para exemplificar, irei criar uma campanha personalizada para conversões provindas do LinkedIn Pulse do artigo anterior, 5 passos para começar a usar o google analytics.

1 – Cole a URL original que queira monitorar no campo Website URL

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2 – Identifique sua campanha de acordo com a fonte de acesso no campo Campaign Source. Como esse link será colado em um artigo no LinkedIn, escrevi ‘linkedin’.

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3 – Agora preencha o Campaign Medium, isso é, o meio qual o visitante veio. Esse artigo foi postado no pulse então identifiquei-o como ‘pulse’.

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4 – O URL Builder também te oferece identificar os termos utilizados em pesquisas pagas (o Google já indexa suas palavras-chave automaticamente) e identificar o link pelo conteúdo do anúncio. Decidi por não colocar nenhum deles por se tratar de um único texto postado no LinkedIn referente a essa campanha mas você pode optar por identificar cada post seu no linkedIn dessa forma.

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5 – Por último a identificação da campanha. Dê um nome que descreva bem o que a campanha está anunciando para facilitar sua visualização no painel. Nomeei a minha como “5-passos-google-analytics”.

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E pronto! Clique em “Generate URL” e obtenha a URL formatada para captar os cliques como campanha no seu Analytics.

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Dessa forma você já conseguirá visualizar quantas pessoas clicaram no seu link e, consequentemente, analisar o que essas pessoas fizeram dentro da sua página.

No Relatório, você visualizará as campanhas da seguinte maneira:

Em Aquisição > Campanhas > Todas as campanhas:

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É de boa prática você apenas utilizar os campos necessários a fim de não poluir os seus dados. Tenha em mente também que não é permitido enviar dados pessoais que identifique um visitante, já que você estará quebrando os termos de uso da ferramenta.

Então é isso! Boa sorte com suas campanhas personalizadas futuras e até a próxima!

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